Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

NESTA TERÇA

Mais de dois mil produtores rurais farão cobranças a Dilma em Lucas do Rio Verde

Conforme a Aprosoja, os agricultores vão apresentar uma pauta de reivindicações à Dilma, que inclui investimentos em logística, conflitos fundiários relacionados à ampliação de terras indígenas e o apoio à comercialização de milho no Estado.

Foto: Divulgação

Dilma será cobrada por agricultores em Lucas do Rio Verde

Dilma será cobrada por agricultores em Lucas do Rio Verde

Mais de dois mil produtores rurais são esperados na visita da presidente Dilma Rousseff, nesta terça-feira de manhã, em Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá), quando ela fará o lançamento simbólico da colheita da safra 2013/14. A estimativa é das entidades que compõem o Fórum Agro MT, formado pela Famato, Aprosoja, Acrimat, Ampa e Aprosmat.

Conforme a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), os agricultores vão apresentar uma pauta de reivindicações à Dilma, que inclui investimentos em logística, conflitos fundiários relacionados à ampliação de terras indígenas e o apoio à comercialização de milho no Estado.

O movimento dos produtores irá, pelo menos na área de logística, ao encontro do discurso que será feito pela presidente em Lucas. Ela abordará a duplicação da BR-163 em Mato Grosso – que será feito por empresas privadas mediante cobrança de pedágios – e a futura licitação da Ferrovia da Integração do Centro-Oeste (Fico), que terá terminal de cargas naquele município.

Mobilização de produtores resulta em tapa buracos em rodovia estadual
Entidades do agronegócio de MT irão discutir nomes para lançar nas próximas eleições

Sobre a rodovia federal mais importante para o escoamento da safra agrícola mato-grossense, a presidente falará que o contrato com a Odebrescht – responsável pelas obras entre Sinop até a divisa de MT com Mato Grosso do Sul – será assinado nos próximos dias. Também informará que o trecho entre Sinop e Santarém (PA) será licitado este ano.

O discurso presidencial sobre a ferrovia em Lucas do Rio Verde será mais brando, já que a presidente aguarda aval do Tribunal de Contas da União (TCU) aos ajustes feitos na licitação. No final de 2013, o TCU determinou mudanças no projeto para garantir mais transparência no projeto.

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, farão parte da comitiva presidencial. Esta é a primeira vez que Lucas do Rio Verde recebe um presidente da República. Dilma e comitiva desembarcam no Aeroporto João batista Figueiredo em Sinop e se deslocarão de helicóptero até ao local do evento – cerca de 150 quilômetros de distância.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet