Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Mais de um quarto da manada crioula é formada por animais gateados

Baia, gateada, alazã, colorada, entre tantas outras tonalidades. Cada cavaleiro tem a sua preferência. Uns gostam mais dos cavalos de pelo liso, outros preferem animais manchados como os tobianos, oveiros e tordilhos. E você aí, tem alguma pelagem favorita?

A pelagem é o conjunto de pelos de diversas tonalidades que cobrem o corpo e as extremidades do cavalo, determinando a cor do pelo do animal. De acordo com os registros genealógicos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a manada da raça que hoje conta com 434.417 exemplares vivos registrados, possui 35 pelagens, com 1.765 variações.

Ao analisar os dados do cavalo crioulo no Brasil, é possível observar que a pelagem gateada é predominante. Atualmente são 115.886 animais de pelagem gateada, 26,7% da manada, em mais de 200 variações que vão de A a Z, do gateado alazão ao gateado zebrado.

A segunda tonalidade mais encontrada em cavalos crioulos é a colorada. A raça crioula conta com 57.327 animais colorados em 85 variações, que representam 13,2% da manada. Cavalos rosilhos, zainos, baios, tordilhos e tostados também aparecem em grande número na raça crioula.

Por outro lado, algumas tonalidades são muito raras, como é o caso de cabos negros, olhos negros, salgo, chita, porcelana, encerada, tapada, prateada e ruiva. Não há mais do que dois exemplares da raça crioula com cada uma destas colorações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet