Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

NOVA DIRETORIA

Geller anuncia escritório do Mapa em Sorriso durante encontro de suinocultores

Foto: Assessoria Acrismat

Geller anuncia escritório do Mapa em Sorriso durante encontro de suinocultores
As dificuldades e preocupações da suinocultura em Mato Grosso foram alguns dos pontos discutidos no 10º Encontro de Suinocultores, em Sorriso. O evento, realizado no último dia 18 de julho, contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, que anunciou a abertura de um escritório do Mapa na cidade. Durante o encontro a nova diretoria da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) tomou posse.

O anúncio da criação de um escritório do Mapa em Sorriso ocorreu durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Acrismat, quando o ministro Neri Geller assinou um termo de compromisso de criação. Segundo Geller, Sorriso possui grande importância na economia mato-grossense e o escritório do Ministério na cidade irá facilitar as transações do setor produtivo, bem como facilitar a atenção devida às demandas da região.

Leia também
Superávit de US$ 7,7 bi mantém MT longe da realidade nacional
Documento do ITR obrigatório de imóveis rurais deverá ser entregue até setembro

A presença do ministro em Sorriso marcou ainda a posse da nova diretoria da Acrismat, que passa a ser presidida pelo suinocultor Raulino Teixeira Machado. Ao passar o posto para Raulino, o ex-presidente da entidade Paulo Lucion declarou que graças à organização e empenho do setor produtivo o período crítico vivenciado foi superado e que hoje a cadeia da suinocultura caminha para a sua atualização e fortalecimento das técnicas e tecnologias utilizadas para a produção da carne suína. Lucion ainda agradeceu a Geller à abertura de portas e declarou esperar que a "Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) da carne suína seja aprovada o quanto antes".

Ao ser questionado sobre o PGPM, o ministro declarou que “Assumo mais uma vez o compromisso de lutar de novo pela aprovação do PGPM da carne suína. Até o fim da minha gestão pretendo que essa conquista seja alcançada e dê uma garantia aos produtores, pois entendo o quanto é alto o valor da criação de suínos e os produtores merecem esse respaldo do Governo para qualquer crise que possa surgir”.

O novo presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, declarou que a confiança do setor foi o maior incentivo para que assumisse a gestão. Na oportunidade ele lembrou que a cadeia produtiva da suinocultura está mais moderna e voltada para a industrialização, com utilização de tecnologias, nutrição, genéticas e sanidade de acordo com padrões internacionais, o que é um ponto positivo para a cadeia em Mato Grosso, uma vez que se preza por isso. “É necessário o comprometimento de todos para que consigamos manter e aperfeiçoar essas condições sempre”.

Desconto

Além da novidade sobre o escritório do Mapa em Sorriso, os suinocultores receberam a notícia de desconto de 50% nas taxas de licenciamento ambiental em Mato Grosso, o que para o setor é considerada uma conquista, tendo-se em vista que poderão utilizar do valor descontado para melhorias. “Quem conhece de perto a suinocultura sabe como temos custos altos para manter a qualidade da carne. Essa novidade irá com toda certeza aliviar os custos dos produtores e garantir o nosso preço mais competitivo no mercado. Iniciamos a nova gestão com uma ótima notícia para o setor”, frisou Raulino.

10º Encontro de Suinocultores

O encontro contou com a presença de 100 participantes entre produtores, profissionais do setor e estudantes. Durante todo o dia 18 de julho foram realizadas trocas de experiências e realizadas apresentações de novas técnicas, bem como discutidos diversos assuntos que preocupam a cadeia produtiva da suinocultura, como a Peste Suína Clássica (PSC). As tendências de mercado e perspectivas do mercado de grãos no Brasil foram outros pontos abordados no encontro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet