Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

R$ 24 milhões

Mato Grosso está entre os 15 estados a receberem recursos do Mapa até 2017

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT 2011

Mato Grosso está entre os 15 estados a receberem recursos do Mapa até 2017
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá destinar R$ 24 milhões para a defesa agropecuária de 15 estados. Entre os contemplados a receberem os recursos em 2016 e 2017 está Mato Grosso. O montante será destinado para as agências estaduais de defesa agropecuária por meio de convênios estabelecidos via Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Além de Mato Grosso, receberão recursos para a defesa agropecuária os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará, Goiás, Piauí, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Leia mais:
Mato Grosso registra quase 33 mil focos de calor em 2015; perde apenas para o Pará

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel, frisa que o Ministério conseguiu viabilizar os convênios a partir do Decreto nº 8.613, de dezembro de 2015.

O Ministério destaca que a verba permitirá que os estados conveniados ao Suasa possam investir em serviços e programas voltados para a erradicação da febre aftosa, por exemplo. Hoje, apenas Santa Catarina possui o status de "livre da febre aftosa sem vacinação". Mato Grosso há 18 anos possui o status de estado "livre da febre aftosa com vacinação". Amazonas, Amapá e Roraima ainda não foram reconhecidos como livre da doença com vacinação.

“Esses recursos servirão para estruturar as agências de defesa agropecuária desses estados”, afirma o secretário de Defesa Agropecuária.

De acordo com o Ministério, as atividades que visam proteger a sanidade das lavouras e rebanhos serão supervisionadas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet