Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

ENTRESSAFRA DA CANA

Mato Grosso produz cerca de 35 milhões de litros de etanol de milho e sorgo

Foto: Ilustração

Mato Grosso produz cerca de 35 milhões de litros de etanol de milho e sorgo
Com apenas duas usinas sucroalcooleiras flex, Mato Grosso produziu aproximadamente 35 milhões de litros de etanol utilizando milho e sorgo. A produção de etanol utilizando os cereais é realizada durante o período da entressafra da cana-de-açúcar entre dezembro e março.

Para a produção do etanol durante a entressafra da cana-de-açúcar as duas usinas sucroalcooleiras flex utilizaram pouco mais de 79,8 mil toneladas entre milho e sorgo.

A produção de etanol através dos dois cereais ainda é novidade em Mato Grosso. As usinas que produzem o biocombustível através da cana-de-açúcar e do milho e sorgo estão localizadas em Campos de Júlio e em São José do Rio Claro.

Leia também:
Câmara derruba incidência do PIS/Cofins sobre soja in natura. “É a volta à normalidade”, afirma Fávaro
Preço do etanol deve cair nos próximos meses com início da colheita

Em setembro de 2013, em Sinop, um fórum sobre a produção de etanol de milho, promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja Brasil). Na oportunidade foram apresentadas as vantagens da utilização do milho como alternativa da produção de etanol na entressafra da cana-de-açúcar e para o escoamento do cereal no mercado interno de Mato Grosso.

Conforme dados divulgados na ocasião, uma tonelada de milho é possível transformar entre 380 a 400 litros de etanol, 18 litros de óleo degomado e 220 kg de DDGs (concentrado proteico), produtos estes que proporcionam um faturamento superior a R$ 700 a tonelada, enquanto que com a venda de milho in natura são faturados R$ 200 a tonelada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet