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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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PROBELEZA

Mercado da beleza no Brasil deve crescer 15%, afirmam especialistas; Veja fotos

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Mercado da beleza no Brasil deve crescer 15%, afirmam especialistas; Veja fotos
Na contramão da economia brasileira o mercado da beleza no país deve ter um crescimento de 15% nas vendas. A expectativa otimista são de empresários e indústrias do ramo, uma vez que estar bem apresentável é hoje uma das exigências do mercado de trabalho, da cultura e da mídia. Para o segmento Mato Grosso e Cuiabá são grandes atrativos, tanto que a Capital mato-grossense possui a 4ª maior feira da beleza do Brasil, a ProBeleza, que está em sua 14ª edição. A feira teve início no domingo (19) e segue até terça-feira (21).

Conforme a organizadora do evento Cilbene Falcão, já relatou ao Agro Olhar, são esperados cerca de 12 mil pessoas durante os três dias de eventos entre visitantes à feira, congressistas e expositores. Além de congressistas de Mato Grosso, a organização do ProBeleza revela a presença de pessoas de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Acre, Tocantins e Pará.

O ProBeleza é realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso. Segundo a organização, o espaço destinado da feira aos expositores foi ampliado e conta neste ano com uma área total de 1.295 metros quadrados de área para demonstração de serviços e produtos de 57 empresas.

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O ProBeleza reúne diversas empresas do setor tanto de Mato Grosso quanto de fora. Há cerca de 10 anos participando a Santa Clara, de São Paulo (SP), traz produtos que vão desde lixas para unhas até móveis para salão. Segundo o proprietário Flávio Lourenço Borba, a Copa do Mundo atrapalhou as vendas do setor por 30 dias em todo o Brasil, mas o ritmo já voltou ao normal. “Esperamos que as vendas cresçam entre 5% a 15% em relação ao ano passado. O mercado da beleza é um mercado difícil de sentir a desaceleração econômica. A beleza hoje é um item de primeira necessidade. O mercado de trabalho, a cultura e a mídia exigem isso”, comenta Flávio que durante o ProBeleza espera alta de 20% nas vendas frente o evento o ano passado.

As novidades e tendências são inúmeras, principalmente no que diz respeito a cabelos. Quem pelo evento caminha pode constatar diversos cabeleireiros apresentando novas técnicas de corte de cabelo feminino, de relaxamento capilar, escovas e tratamentos.

Além dos cabelos e maquiagens, produtos para cuidados com o corpo também podem ser vistos, como é o caso da Extratus da Terra, de Palhoça, em Santa Catarina. Conforme a representante da Extratus da Terra, em Cuiabá, Laura Alves, os produtos são voltados para o relaxamento e o rejuvenescimento. “São produtos de linha corporal e facial. O mercado da beleza é muito grande e está demandando profissionais”, pontua.

Genuinamente mato-grossense

Empresas de Mato Grosso também podem ser vistas no ProBeleza. A exemplo, da Solução Cosméticos, que é uma empresa genuinamente mato-grossense e que hoje está presente tanto com lojas no comércio de rua quanto nos shoppings. De acordo com o proprietário Jurandir Vieira, a empresa iniciou atividade há 21 anos como indústria, depois passou a ser distribuidora e desde 1998 surgiu a Solução Cosméticos.

“Desde o início vimos que o mercado em Mato Grosso era um pouco mais atrasado ante mercados como o de São Paulo. A tecnologia demorava para chegar e vimos nisso uma oportunidade de negócio. O ProBeleza é uma oportunidade de mostrar as novidades e que Mato Grosso está adiantado. Somo a 4ª maior feira da beleza do Brasil e o diferencial é que o ProBeleza trabalha com o profissional, proporciona à ele uma reciclagem, uma qualificação”, comenta o proprietário da Solução Cosméticos, que revela participar da feira antes mesmo de ela vir a se chamar ProBeleza.

O interior de Mato Grosso não veio apenas para buscar as novas tendências e levar para seus clientes. A Cosméticos Portal da Amazônia é uma das expositoras mato-grossenses presentes no ProBeleza. A distribuidora é de Araputanga e foi aberta a cerca de um ano, como relata o gerente Hisenhower Amancio de Araujo. “Somos distribuidores de maquiagens, esmaltes, cutelarias e produtos voltados para o cabelo. A distribuidora nasceu por vermos que é o setor da beleza está crescendo, tanto que em quase um ano abertos já vimos um aumento de 50% nas vendas. A feira aqui é uma experiência e um meio de divulgar nossa marcar e fazer novos negócios”.
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