Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

desenvolvimento

Milho em fase de preenchimento de grão é verificado em 91,6% das lavouras

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Milho em fase de preenchimento de grão é verificado em 91,6% das lavouras
O milho em 91,6% das lavouras semeados com o cereal na safra 2013/2014 já estão em fase de preenchimento do grão, sendo que destes 57,9% já estão em processo de maturação. A expectativa é que a colheita se inicie ainda em junho. Na safra 2013/2014 foram semeados 3,006 milhões de hectares de milho no Estado e a perspectiva é que sejam colhidas 15,378 milhões de toneladas.

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu boletim semanal divulgado ontem (02), o desenvolvimento do cereal nas lavouras é satisfatório apesar dos empecilhos durante a semeadura provocados pelas chuvas entre janeiro e fevereiro. Na safra 2013/2014 o plantio do milho segunda safra terminou com um mês de atraso fora do período ideal da janela de plantio que é fevereiro.

Leia também
Frente fria muda novamente a paisagem em Mato Grosso
Canteiro de avenida é transformado em “lavoura” de soja, milho, algodão e girassol

“As chuvas, que eram uma das maiores preocupações dos produtores para o milho semeado com atraso, se estenderam por mais algumas semanas e foram suficientes para que o milho mato-grossense apresentasse um bom desenvolvimento”, diz o Imea no boletim.

A expectativa é que diante do bom desenvolvimento do milho a colheita tenha início entre o início e meados de junho, período em que a colheita da safra 2012/2013 iniciou o ano passado.

Segundo projeções do Somar Meteorologia para os próximos 120 dias, pode chover ainda entre a segunda quinzena de junho e a primeira quinzena de julho. A chuva deve retornar, após isso, em setembro quando o plantio da soja tem início. Para Sinop a previsão é de chuva somente a partir de setembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet