Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Logística

FALTA DE ARMAZÉNS

Milho estocado a céu aberto em Mato Grosso preocupa produtores rurais

Foto: Claudecir Cenedese

Milho estocado a céu aberto em Nova Mutum: produtor rural teme prejuízos

Milho estocado a céu aberto em Nova Mutum: produtor rural teme prejuízos

A falta de armazéns para estocar milho começa a preocupar produtores de Mato Grosso. Em Sorriso e Nova Mutum, na região Norte, o milho já está a céu aberto – mesma situação encontrada em municípios da região Nordeste do Estado, como em Querência. No Oeste mato-grossense, o avanço da colheita também deve refletir na armazenagem.

“Por aqui colhemos cerca de 40% e ainda não temos problemas, mas, com o decorrer da colheita, essa situação tende a ser preocupante. Não temos milho a céu aberto, mas um caminhão, por exemplo, tem ficado um dia inteiro na fila para descarregar no armazém da trading, e, com isso todo processo de colheita vai ficando lento”, alerta Altemar Kroling, produtor e delegado coordenador da Aprosoja em Diamantino.

Leia mais:
Engenheiros chineses visitam trechos para construção da ferrovia bioceânica
Falta de mão de obra capacitada é entrave do agronegócio na baixada cuiabana

Segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), 47,52% da safra de milho foram colhidos até agora, de uma área total de 3,2 milhões de hectares semeados. O risco é que o problema aumente com o avanço das colheitadeiras nas lavouras.

O produtor Claudecir Cenedese, que planta em Nova Mutum, reconhece que há produtores que assinaram contratos com tradings para que o grão seja recolhido a partir de agosto. Ainda assim, tem tentado negociações amigáveis.

“Alguns não se atentaram aos contratos, que são a partir de 15 de agosto, por exemplo. As empresas, por outro lado, alegam que os problemas são nossos portos, hoje ocupados para o escoamento de soja, de forma que neste momento é possível apenas escoar para o mercado interno. Mas estamos conversando, ligando para corretoras, fazendo uma pressão no sentido de tentar solucionar de uma maneira amistosa estes entraves”, disse, para a assessoria de comunicação da Aprosoja.

Fatores – Para o produtor e delegado coordenador da Aprosoja em Sorriso, Rodrigo Pozzobon, alguns fatores influenciaram e continuam influenciando o problema do armazenamento do milho em Mato Grosso.

“A greve dos caminhoneiros, em maio deste ano, atrapalhou os embarques de soja e, como reflexo, atrapalharam também os de milho, sendo que ainda há soja estocada aqui em Sorriso. Além disso, apesar de termos aumentado a produtividade das lavouras, o crescimento da capacidade de armazenagem não acompanhou esse crescimento na mesma proporção, apesar de existirem soluções paliativas, como os silosbag” diz Pozzobon.

O vice-presidente Leste da Aprosoja, Endrigo Dalcin, destaca um problema crítico, que precisa de atenção e solução: a necessidade de conclusão das obras de escoamento dos portos do “Arco Norte”, como a total pavimentação da BR-163, entre o Norte de Mato Grosso e a estação de transbordo em Miritituba, em Itaituba (PA).

“Se o milho de Mato Grosso perde qualidade e deixa de ser exportado, o produtor perde renda e o Brasil também perde, pois deixa de garantir parte dos dólares que a agricultura brasileira vem proporcionando ao país nos últimos anos”, disse, por meio da assessoria da Aprosoja.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet