Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

30 municípios

Minimização de perdas na qualidade da carne no manejo pré-abate é foco da Acrimat em Ação 2015

Foto: Assessoria Acrimat

Minimização de perdas na qualidade da carne no manejo pré-abate é foco da Acrimat em Ação 2015
Um manejo adequado desde o curral até a chegada do animal para o abate pode minimizar perdas na qualidade da carne e trazer rentabilidade ao pecuarista, que recebe sobre a arroba da carcaça. A temática é o foco principal do Acrimat em Ação 2015, que tem início nesta sexta-feira (20), e percorrerá aproximadamente 30 municípios em Mato Grosso.

Nesta edição, nos municípios visitados, será proferida a palestra “Manejo pré-abate: como evitar perdas econômicas mantendo o bem-estar animal”. Como o Agro Olhar já comentou, existem vários fatores que podem alterar o sabor da carne bovina, incluindo vacinação mal sucedida, transporte e alimentação.

Leia mais:
Manejo e alimentação inadequados alteram sabor da carne bovina
Blairo Maggi cobra de Kátia Abreu zonas declaradas livre de febre aftosa

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, o tema desta edição do Acrimat em Ação 2015 é proveniente de um projeto desenvolvido pela entidade em um frigorífico localizado em Sinop, onde durante um ano acompanhou-se o manejo desde o curral até a chegada do animal na unidade industrial para o abate.

“Agora levaremos para os pecuaristas o resultado deste projeto. É um alerta sobre os prejuízos que um manejo mal realizado pode trazer. O produtor recebe pela carcaça e não pelo boi em pé”, comentou Bernardes durante o lançamento do Acrimat em Ação 2015, na manhã desta sexta-feira.

Outro foco da ação é saber dos produtores os entraves vividos pela atividade em Mato Grosso. “Tudo será documentado e até mesmo apresentado para as autoridades do Estado para mostrar os problemas encontrados e assim contribuir para que melhorias possam ser feitas”, declarou o coordenador do Acrimat em Ação e consultor da associação Amado de Oliveira Filho.

Ao todo são 30 municípios distribuídos em quatro rotas. O evento terá três palestrantes que conduzirão a palestra “Manejo pré-abate: como evitar perdas econômicas mantendo o bem-estar animal”: Adriano Gomes Páscoa (Rota 1), Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa (Rota 2) e Roberto de Oliveira Roça (Rotas 3 e 4).

Conforme o zootecnista Adriano Gomes Páscoa, tudo o que é coletado e pesquisa/estudo realizado têm de chegar ao pecuarista. O especialista frisa que para se ter uma carne de boa qualidade é preciso estar atento também ao tipo de caminhão que transportará o animal, pH da carne, entre outros. “É isso o que iremos apresentar no Acrimat em Ação, ou seja, os cuidados que se deve ter no pré-abate, pois um manejo correto melhora os ganhos e diminui as perdas”.

Confira aqui as rotas do Acrimat em Ação 2015.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet