Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

EXEMPLO

Modelo de piscicultura em Mato Grosso pode ser adotado pelo Amazonas

Foto: Reprodução/Empaer

Modelo de piscicultura em Mato Grosso pode ser adotado pelo Amazonas
O governo do Amazonas pode adotar o modelo de piscicultura desenvolvido em Mato Grosso. Uma comitiva de representantes do Amazonas chega a Mato Grosso nesta quinta-feira (09), onde se reunirá com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paulo, e na sexta-feira (10) e sábado (11) fará visitas em propriedades, incluindo ao Grupo Bom Futuro, e fábrica de ração. Estudo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) auxiliou na decisão da adoção de modelo.

Segundo a pesquisa de Produção Pecuária Municipal (PPM) de 2013, apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao final de 2014, Mato Grosso concentra 19,3% das 392,4 mil toneladas produzidas de peixe em 2013, ou seja, 75,6 mil toneladas, cujo valor de produção somou R$ 391,9 milhões. O Paraná é responsável por 13% da produção nacional de peixes e o Ceará por 7,8%.

De acordo com o governo do Amazonas, a intenção do estado é adotar o modo de criação de peixes em taques redes. "Trata-se de uma viabilidade de produção mais econômica e que permite o compartilhamento da estrutura montada entre dois ou três produtores", explica o secretário de estado de Produção Rural e Sustentabilidade do Amazonas, Sidney leite.

Leia mais:
Sorriso é o principal produtor de peixe nacional com 21,5 mil toneladas, aponta IBGE
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural conclui parceria para melhorar a piscicultura em VG

Em 2014 o Imea apresentou um estudo sobre a produção de peixe em Mato Grosso onde foram identificados dois sistemas de intensificação: criação de peixes redondos em tanques rede e a produção de bagres de couro utilizando sistema de fluxo contínuo de água, conhecidos como “raceway”.

Conforme a Secretaria Estadual de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) do Amazonas, a meta para 2015 é viabilizar mil hectares de lâmina d'água naquele estado. "È uma política do Governo de incentivo à atividade entre o pequeno e médio produtor", destaca Sidney Leite.

O secretário amazonense destaca, ainda, que um dos desafios do Amazonas é conseguir uma política de desoneração da ração, fato que hoje inviabiliza a piscicultura em algumas regiões do Amazonas.

O grupo que chega a Mato Grosso é composto pelo secretário Sidney Leite; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço; presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Miberwal Jucá; o secretário executivo de Pesca e Aquicultura do Amazonas, Geraldo Bernardino; e os deputados estaduais Dermilson Chagas e Orlando Cidade.

Confira a agenda da comitiva:

Quinta – feira 09/07
16:30h – chegada a Cuiabá
17:30h – reunião com o Secretário de Desenvolvimento Econômico – Seneri Paludo

Sexta-feira 10/07
06:00h – Saída para o projeto de tanques rede na barragem do Manso;
12:00h – Almoço
15:00h – Visita o projeto privado Bom Futuro (piscicultura e agronegócios)
18:30h – Chegada a Cuiabá

Sábado 11/07
08:00h – Visita a fábrica de Ração da Matsuda;
11:00h – Saída para Manaus
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet