Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Jurídico

LAGARTAS

Multinacionais avaliam notificação da Aprosoja-MT quanto ao milho Bt; Atualizada

Foto: Reprodução/Ilustração

Multinacionais avaliam notificação da Aprosoja-MT quanto ao milho Bt; Atualizada
Das quatro multinacionais desenvolvedoras da biotecnologia do milho Bt apenas uma relata estar analisando a notificação extrajudicial encaminhada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), enquanto uma ainda aguarda a notificação. A Dow AgroSciense, DuPont, Monsanto e a Syngenta foram notificadas pela Aprosoja-MT em decorrência a ineficiência de tecnologia transgênica de milho Bt.

De acordo com a Aprosoja-MT, a biotecnologia prometia resistência à lagartas, contudo verificou-se o contrário nas lavouras de milho em Mato Grosso nesta safra 2013/2014.

Leia também
Aprosoja-MT notifica quatro grandes multinacionais por ineficiência do milho Bt

Em nota a Dow AgroSciences declarou estar "analisando as alegações indicadas no documento e que se posicionará dentro do prazo legal". Enquanto a DuPont Pioneer®, salienta não ter recebido a notificação. "Por essa razão, a empresa reserva-se o direito de não se manifestar até o recebimento do documento e análise dos pontos levantados pela associação", frisou em nota a DuPont.

Também por meio de nota a Syngenta declara que as equipes técnicas da multinacional estão preparadas e à disposição dos produtores em caso de dúvidas e "prover soluções integradas". "A Syngenta é comprometida com a agricultura sustentável por meio da inovação no desenvolvimento de seus produtos, visando a excelência em qualidade. A biotecnologia tem sido um recurso eficiente para a produção agrícola. No entanto, não há apenas uma solução definitiva no controle de lagartas. É importante que sejam adotadas estratégias abrangentes para o controle da praga, tais como área de refúgio, rotação de culturas e tecnologias de proteção de cultivo".

Assim como a DuPont Pioneer®, a Monsanto informou à reportagem do Agro Olhar não ter recebido a notificação extrajudicial da associação representante dos produtores de soja e milho de Mato Grosso e que irá manifestar-se apenas "quando analisar os respectivos termos da notificação".

Monitoramento

A Dow AgroScienses salienta que desde o lançamento da tecnologia Bt no Brasil, no ano de 2009, ela possui um programa de monitoramento quanto ao desenvolvimento da tecnologia. "Da mesma forma, a companhia orienta os produtores rurais quanto à necessidade de adoção de um sistema de manejo integrado de pragas, que inclui, entre outras ações, o cultivo das áreas de refúgio que são essenciais para manter o equilíbrio das populações de pragas-alvo", pontua a Dow.

A DuPont também revela um monitoramento continuo, tanto que desde a constatação da resistência de lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) à proteína Cry1F a multinacional intensificou os trabalhos junto aos produtores, com manejos eficazes para estender a durabilidade da tecnologia. "É uma prática conduzida pela empresa desde o lançamento da tecnologia no país e que envolve o uso de várias ferramentas para o manejo e controle de pragas como o plantio das áreas de refúgio, monitoramento das lavouras, a aplicação de inseticidas além de outras práticas agronômicas que possam ser efetivas durante a safra. É uma prática conduzida pela empresa desde o lançamento da tecnologia no país e que envolve o uso de várias ferramentas para o manejo e controle de pragas como o plantio das áreas de refúgio, monitoramento das lavouras, a aplicação de inseticidas além de outras práticas agronômicas que possam ser efetivas durante a safra”, esclarece a DuPont.

Como o Agro Olhar já comentou, a Aprosoja-MT deu prazo de 10 dias para que as quatro multinacionais se manifestem quanto a soluções para as falhas a´resentadas pela tecnologia Bt. Na notificação extrajudicial a Aprosoja-MT pede ainda que seja apresentada uma forma de ressarcimento aos produtores de Mato Grosso que tiveram prejuízos.



Primeira atualização às 17h10. Segunda atualização às 20h53.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet