Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Nova cultivar de trigo confirma potencial produtivo e qualidade de grãos

A nova cultivar de trigo BRS 394, lançada pela Embrapa em dia de campo realizado no último mês de setembro na região do PAD-DF, confirmou na safra 2015 seu elevado potencial de produtividade e alta qualidade de panificação. Em lavouras de produção de sementes, essa cultivar produziu em média 120 sacos/hectare, com registro de algumas propriedades que conseguiram até 125 sacos/hectare com ciclo total de 120 dias da emergência das plantas até a colheita.

"Esses números apenas reforçam no campo a qualidade desse material. Sabemos do seu potencial genético e acreditamos que se o produtor utilizar toda a tecnologia disponível ele alcança tranquilamente até 140 sacos/hectare", afirma o pesquisador da Embrapa Cerrados, Júlio César Albrecht.

Segundo Albrecht, os grãos produzidos são de excelente qualidade industrial para panificação. "A força de glúten foi de aproximadamente 350 joules (unidade que mede a força de glúten) e a estabilidade em torno de 23 minutos. Essas são as principais características de qualidade para atender o mercado comprador", ressalta. A força de glúten está ligada à quantidade de proteínas que formam o glúten, permitindo o crescimento da massa durante o processo de panificação. Já a estabilidade indica a resistência da massa ao tratamento mecânico e ao processo fermentativo na fabricação do pão.

Na região do Cerrado de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Oeste da Bahia foram plantados na última safra 100 mil hectares de trigo, um aumento de 10% se comparado à safra anterior. O incremento de produtividade nessas áreas foi de 13% (seis mil quilos por hectare no trigo irrigado e dois mil e quinhentos no trigo de sequeiro) e de produção de 18% (300 mil toneladas). "As chuvas que ocorreram no período da colheita em algumas regiões não prejudicaram a qualidade dos grãos", afirmou o pesquisador.

A cultivar BRS 394 foi obtida a partir do cruzamento de uma variedade da Embrapa (Embrapa 22) com outra proveniente do International Maize and Wheat Improvement Center (Cimmyt), aliando qualidade e produtividade. Após cinco anos de avaliação (2010 a 2014) em propriedades de Unaí (MG), Cristalina (GO), Planaltina (DF), São Gotardo (MG) e Coromandel (MG), a cultivar foi indicada para o Distrito Federal e os estados de Goiás, Minas Gerais, Oeste da Bahia e Mato Grosso. O novo material estará disponível para os produtores em 2016 (consulte a relação de revendedores licenciados aqui).

Produtividades elevadas no Cerrado - utilizando a cultivar BRS 264, o agricultor que obteve produtividade recorde de trigo foi Paulo Roberto Bonato, do município de Cristalina (GO). Ele conseguiu uma média de 134 sacos por hectare ou 8.040 kg/hectare de grãos de excelente qualidade industrial. Da safra de 2010 até a safra de 2015, essa foi a cultivar mais plantada no Cerrado e ocupou em torno de 90% da área cultivada com trigo na região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet