Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Nova estrutura de produção de microvespas começa a operar em SP

A Promip, empresa que atua no segmento de manejo integrado de pragas, acaba de finalizar sua nova infraestrutura para produção comercial de microvespas (TRICHOMIP-P e TRICHOMIP-G) visando o controle biológico aplicado de pragas-chave que atacam a cultura da soja, milho, algodão, hortaliças e cana-de-açúcar. A expectativa é que a comercialização do produto se inicie já na safra 2015/16.

O produto TRICHOMIP-P contém o agente biológico Trichogramma pretiosum, uma microvespa utilizada para o controle de ovos de muitas espécies de mariposas, tais como lagarta do cartucho do milho, lagarta da soja, lagarta falsa medideira e Helicoverpa, dentre outros alvos.

Já o TRICHOMIP-G contém Trichogramma galloi, uma microvespa utilizada para o controle de ovos da broca da cana de açúcar, Diatraea saccharalis. Esse inimigo natural pode ser utilizado isoladamente ou em conjunto com o parasitoide Cotesia flavipes, que é produzido por inúmeras usinas de cana de açúcar no Brasil visando o controle de lagartas da broca da cana. Dessa forma, há um sinergismo de controle destes seres, sendo que Trichogramma galloi ataca os ovos dessa praga e Cotesia flavipes parasita lagartas, aumentando ainda mais a eficiência de controle em campo.

“Em todos os nossos desenvolvimentos, a preocupação maior que temos é em não causar qualquer dano ao meio ambiente, bem como à saúde do agricultor e seus funcionários. O TRICHOMIP-P e TRICHOMIP-G representam uma revolução tecnológica no agronegócio, oferecendo uma solução eficiente aos produtores”, analisa Marcelo Poletti, CEO e um dos co-fundadores da empresa.

“O ideal é que os nossos produtos biológicos possam ser inseridos na rotina do produtor rural contribuindo para a sustentabilidade de sua produção e aumentando seus rendimentos”, complementa Poletti.

Sobre a Promip

A Promip, empresa de manejo integrado de pragas e controle biológico foi fundada em 2006 junto a ESALTec em Piracicaba/SP. Atualmente sua Biofábrica e Estação Experimental estão localizadas em Engenheiro Coelho, no interior de São Paulo, é a única empresa brasileira que produz e comercializa predadores, que complementam o uso de agroquímicos no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, aumentando a produtividade agrícola.

A Promip desenvolve inovações que aumentam a produtividade agrícola, trazendo soluções complementares ao uso de agroquímicos e transgênicos. Em setembro do ano passado, a Promip foi a primeira empresa que aporte financeiro do Fundo de Inovação Paulista, idealizado pela Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet