Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Emprego

NATAL E ANO NOVO

Nove em dez empresários não contratarão nesse final de ano em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Nove em dez empresários não contratarão nesse final de ano em Mato Grosso
As contratações neste final de ano serão reduzidas diante a recessão econômica brasileira. Em Mato Grosso, assim como no país, a cada 10 empresários nove não deverão realizar admissões extras para atender a demanda das compras de final de ano. A estimativa no estado em termos de vendas, inclusive, é de queda em relação a 2014 ou estabilidade.

De janeiro a agosto o setor do comércio foi o segundo que mais demitiu em Mato Grosso, ficando atrás apenas da indústria de transformação. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram eliminadas 3.176 vagas de emprego no comércio em 2015. Somente em agosto as demissões foram 1.198 a mais que o volume de contratações no setor.

Leia mais:
Bancários de Mato Grosso entram em greve dia 6 por tempo indeterminado

Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL-Cuiabá), Paulo Gasparoto, as contratações temporárias neste final de ano de fato serão reduzidas. “O que vemos, hoje, são vendas em queda e aumento do custo operacional. Isso fará com que as empresas contratem menos neste final do ano, principalmente para dezembro”, declarou ao Agro Olhar.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas em Mato Grosso, até julho, tiveram um decréscimo no ano é de 6,5% em comparação a 2014. Somente o mês de julho registrou queda de 4,5% ante o mês o ano passado.

Levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que no Brasil nove em cada dez empresários não pretendem ampliar o quadro de funcionários nesse final de ano. O SPC Brasil e a CNDL estimam que apenas 24.427 vagas temporárias serão criadas no final de 2015 no Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet