Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

FAUNA EM PERIGO

Número de espécies com ameaça de extinção vai dobrar até fim do ano, aponta ICMBio

O número de espécies na lista dos animais ameaçados de extinção vai dobrar, passando dos atuais 727 para cerca de 1500. É o que apontará relatório elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Foto: Reprodução

Número de espécies com ameaça de extinção vai dobrar até fim do ano, aponta ICMBio
O número de espécies na lista dos animais ameaçados de extinção vai dobrar, passando dos atuais 727 para cerca de 1500. É o que apontará relatório elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que está sendo elaborado e ficará pronto até o final de 2012.

De acordo com o presidente do Instituto, Roberto Vizentin, que coordena os trabalhos, o resultado da pesquisa tem duas explicações. A primeira é a mudança na metodologia da pesquisa que, segundo ele, oferece condições para incluir na lista animais que nem figuravam na contagem anterior.

"Muitos dos animais que vão estar na lista de ameaçados nem tínhamos conhecimento de que estavam prestes a desaparecer. Esta análise mais apurada trouxe este dado, que é preocupante", avaliou Vizentin ao divulgar os resultados ao Olhar Direto/Agroolhar, em primeira mão.

Para o presidente do Chico Mendes, outro fator determinante é o avanço da fronteira agrícola e a destruição de áreas reservadas à reprodução da fauna. "A expansão da atividade produtiva é um dos principais motivos. Estamos percebendo que os efeitos da falta de planejamento por parte dos estados para conceder incentivos à produção agropecuária estão sendo danosos a muitas espécies", acrescentou.

De acordo com Vizentin, o ICMBio elabora levantamentos sistematicamente a cada quatro anos. "É como se fosse um senso das espécies ameaçadas. Para cada espécie a ameaça é feito um plano de proteção", destaca.

O presidente do Instituto lembra ainda que a proteção de espécies ameaçadas de extinção é o motivo principal para a criação de Unidades de Conservação (UCs).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet