Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

ILEGAL

Operação 'Mata Verde' apreende 45 metros cúbicos de madeira em Colniza

Foto: Fiscalização Sema-MT

Operação 'Mata Verde' apreende 45 metros cúbicos de madeira em Colniza
Quarenta e cinco metros cúbicos de madeira ilegal foram apreendidos por equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Polícia Militar Ambiental em Colniza. A apreensão ocorreu durante ação da operação "Mata Verde", deflagrada no dia 21 de maio. Em 16 dias 70 pontos na região Noroeste de Mato Grosso já foram vistoriados. Ninguém foi preso.

Além dos 45 metros cúbicos de madeira ilegal, foram apreendidos dois caminhões e um trator. As apreensões ocorreram entre quarta (03) e quinta-feira (04). Colniza está localizada a cerca de 1.065 km de Cuiabá e entre 2010 e 2014 esteve em primeiro lugar no ranking dos 10 municípios em Mato Grosso com desmate ilegal, perdendo o posto somente em 2012 para Nova Ubiratã. Neste período de 2010 a 2014 foram derrubados 54,8 mil hectares de floresta, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

Leia mais:
Colniza precisa cadastrar 80% das propriedades rurais para sair de lista suja
Taques afirma tirar distrito de dentro de reserva para evitar nova Suiá Missú

Conforme a Sema-MT, equipes de fiscalização da Secretaria e da Polícia Militar Ambiental na quarta e quinta-feira sobrevoaram áreas na região de Colniza com o intuito de interceptar caminhões que transportavam produtos florestais sem licença ambiental e sem autorização para exploração de área, localizada em uma fazenda na estrada do Estado. A Sema-MT revela que foi aplicada uma multa correspondente a R$ 13,5 mil.

Ainda de acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, foi constatado desmatamento ilegal em uma área de 60 hectares no Distrito de Guatá, próximo ao local da apreensão dos 45 metros cúbicos de madeira.

Operação "Mata Verde"

A operação "Mata Verde" teve início em 21 de maio e 70 pontos da região noroeste de Mato Grosso já foram vistoriados por meio de varredura dos programas de controle e monitoramento da Amazônia (SAD-Imazon/Inpe).

Nós temos sobrevoado a região todos os dias porque assim fica mais fácil interceptar as pessoas que estão agindo na ilegalidade”, explica o superintendente de Fiscalização da Sema, major da PM Fagner Augusto do Nascimento.

Segundo o superintendente de Fiscalização da Sema, não há como quantificar as áreas que sofreram desmatamento ilegal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet