Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

45 dias

Pantanal terá maior tempo para vacinação contra aftosa

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Pantanal terá maior tempo para vacinação contra aftosa
A vacinação contra a febre aftosa no Pantanal terá 45 dias de duração. A expansão do tempo de vacinação em 15 dias na região é decorrente a dificuldade de acesso e as chuvas que voltam a cair em Mato Grosso. Mato Grosso deverá vacinar aproximadamente 28,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos nesta segunda etapa da campanha da contra a febre aftosa de mamando a caducando. O Pantanal mato-grossense conta com aproximadamente 2 milhões de cabeças de gado, cerca de 7% do rebanho bovino do Estado.

Leia também
Vacinação de bovinos começa dia 1º e multa chega a R$ 240,97 por cabeça
Capacitação é essencial para vacinação da febre aftosa; Nova etapa de imunização começa dia 1º de novembro

Ao contrário da vacinação em relação às demais regiões de Mato Grosso, no Pantanal a imunização do rebanho vai de 1º de novembro a 15 de dezembro. Nas demais regiões será de 1º a 30 de novembro. O pecuarista que não respeitar o prazo de vacinação e não comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) a vacinação de seu rebanho estará sujeito ao pagamento de multas que podem chegar a 2,25 Unidade de Padrão Fiscal (UFP) por cabeça não vacinada. O valor ficaria em torno de R$ 240,97 por animal.

Na região do Pantanal a comunicação da realização da vacinação deverá ser feita ao Indea até o dia 15 de dezembro.

Mato Grosso está livre da febre aftosa há 18 anos, tanto que hoje é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como território livre da doença com vacinação. “Há 18 anos Mato Grosso é livre da doença, com vacinação, e precisamos manter essa condição”, declara o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet