Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

Vitrine agropec

Para Joaquim Barbosa chefe do executivo "deve agir em harmonia com os outros poderes"

Foto: ZF/Assessoria

Para Joaquim Barbosa chefe do executivo
“O chefe do executivo não é senhor absoluto, ele deve agir em harmonia com os outros poderes", declarou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa durante palestra na abertura da feira de negócio Vitrine Agropec. Aguardado pelos rondonopolitanos, produtores rurais, empresários e políticos, Barbosa falou sobre “As instituições do Estado democrático de direito em tempos de crise”.

Joaquim Barbosa tratou de ética, política, corrupção e os poderes na atualidade em sua palestra na abertura da Vitrine Agropec, nesta segunda-feira (10), paralelamente a 43ª Exposul, em Rondonópolis.

Leia mais:
Exposul debaterá soluções para tirar país da 'crise'; ex-ministro Joaquim Barbosa fará palestra nesta segunda
iLP e desafios do confinamento estão entre palestras da Vitrine Agropec

O ex-ministro levou ao parque de exposição mais de mil pessoas na manhã desta segunda-feira, dando uma aula de direito constitucional aos presentes, mostrando como é estruturado os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

“O chefe do executivo não é senhor absoluto, ele deve agir em harmonia com os outros poderes. O sistema é concebido à luz de um controle mútuo. Tudo com o intuito de impedir que o poder se exceda; impedir que haja abusos no exercício do poder. É verdade que o presidente tem como influenciar o Congresso e trazê-lo para seu lado. Isto, de posse de talento político, carisma e efetiva identificação com a maioria da população. Quando ele [o presidente] não tem essas virtudes, se torna refém do Congresso”, pontuou Joaquim Barbosa.

Questionado sobre um possível "impeachment" contra a presidente Dilma Rousseff, Joaquim Barbosa declarou não acreditar que venha a ocorrer. “Para a abertura de impeachment é preciso que haja provas de crime de responsabilidade. E depois será preciso os votos de dois terços dos deputados [federais]. Acho difícil”.

Vitrine Agropec

A Vitrine Agropec, como o Agro Olhar já comentou, ocorre entre os dias 10 e 12 e agosto, paralelamente a 43ª Exposul, em Rondonópolis. A feira é voltada para negócios e conta com 90 empresas do setor do agronegócio com exposição.

“Por meio de pesquisas feitas com os expositores da Exposul, nos últimos anos, sentimos a necessidade de realizar uma feira com um ambiente favorável para que as empresas possam expor seus produtos e serviços, e que fosse aberta aos pequenos, médios e grandes produtores rurais”, declarou o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Francisco de Castro, na abertura oficial da Vitrine Agropec na manhã desta segunda-feira.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, a feira é a troca de informações entre expositores e produtores rurais, bem como a realização de negócios e apresentação de novas tecnologias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet