Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

13 e 16 de abril

Parecis SuperAgro terá como forte a tecnologia de ponta e qualificação para produtor

19 Fev 2014 - 15:00

De Campo Novo dos Parecis - Laura Petraglia

Foto: Well Junior

Parecis SuperAgro terá como forte a tecnologia de ponta e qualificação para produtor
Maior produtor nacional em quantidade e diversidade produtos de segunda safra, Campo Novo do Parecis (município a 440 km de Cuiabá) quer agora entrar para o ranking nacional com uma das maiores e melhores feiras agropecuárias do País. Lançada na noite desta terça-feira (18) no município, a Parecis SuperAgro 2014, pretende não só ser grande em volume de negócios, mas também fazer chegar ao produtor da região Oeste e de todo o Estado, tecnologia de ponta em termos de produção.

"A ideia é levar cada vez mais o estado da arte de tecnologia para os nossos produtores que gostam de estar sempre na ponta quando se fala em tecnologia para otimização da produção", afirma Alex Utida, presidente da Parecís SuperAgro 2014 e do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.

Parecis SuperAgro 2014 será lançada nesta terça-feira em Campo Novo

Com foco na diversidade da segunda safra e expectativa de superar R$ 60 milhões em negócios, a sétima edição da Parecis SuperAgro, acontecerá este ano entre os dias 13 e 16 de abril.

Para o prefeito Mauro Berfet (PMDB) a feira é uma oportunidade ímpar de atrair empresas e divulgar município. "Nos últimos anos temos promovido uma política de incentivo às empresas e indústrias que queiram se instalar aqui, o resultado foi que em 5 anos a população de Campo Novo dobrou. Vejo a SuperAgro como uma vitrine para que o restante do estado e do País saiba quem somos e o que produzimos aqui, além de uma excelente oportunidade de geração de emprego e renda", afirma.

De acordo com Alex, além de leilão de animais, a programação contará com palestras, rodada de negócios e debates com representantes e personalidades do setor. Segundo ele o público estimado é de 7 mil visitante entre produtores e empresários rurais, agricultores, pecuaristas, técnicos, engenheiros agrônomos, comerciantes, empreendedores, prestadores de serviço, industriais, estudantes, pesquisadores e população em geral.

"O diferencial dessa feira e seu forte serão os cursos e treinamentos que estarão disponíveis para a pulação e os produtores. O Senar é um dos parceiros e entrará forte com qualificação durante o evento. Nós chegamos a um ponto em que utilizamos no campo máquinas com tecnologia de ponta, mas ainda carecemos e muito de mão de obra especializada para operá-las", disse.

A ideia é envolver a população local de tal modo que se sinta parte do evento. "Afinal, todas as pessoas que moram nessas regiões produtoras fazem parte do agronegócio. Por consequência disso, queremos realizar alguns trabalhos sociais com a ajuda dos moradores e abrir as portas da feira", diz Alex.

Sendo assim, para aqueles que não querem saber de negócios a Parecis SuperAgro é realizada em conjunto com o 3º Festival do Milho e o Cine Pipoca do Parecis. Campo Novo é campeão nacional do milho de pipoca e produz anualmente 40 mil hectares do grão. Isso significa cerca de 70% de tudo que é produzido no território nacional.

O município destaca-se também pela produção de girassol, com 90 mil hectares plantados anualmente. O montante produzido corresponde a 75% de toda a produção nacional. Além do milho de pipoca e do girassol, Campo Novo planta em segunda safra feijão, arroz, milho comum, milho branco e algodão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet