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Terça-feira, 16 de abril de 2024

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Pavimentação da MT-140 deve gerar R$ 249 mi de economia com frete em um ano

Foto: Lucas Ninno/GCom-MT

Pavimentação da MT-140 deve gerar R$ 249 mi de economia com frete em um ano
A pavimentação da MT-140 e abertura de novos trechos da rodovia deverá gerar uma economia de aproximadamente R$ 249,5 milhões em um ano com o frete. A estimativa é que após a obra pronta se diminua em até 260 quilômetros a distância entre os municípios do Alto do Teles Pires (região Norte) e a Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte), em Rondonópolis, para o escoamento da safra até o Porto de Santos.

Estudo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que com a conclusão da obra a saca da soja poder ter uma valorização de 1,5% e do milho de 5,5%, considerando os preços em Sorriso, com a diminuição do preço do frete. O estudo feito pelo Imea foi encomendado pela Associação de Beneficiários da Rodovia MT-140.

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A obra foi anunciada nesta semana pelo governador Pedro Taques. A nova estrada contempla Santa Rita do Trivelato, Nova Brasilândia, Nova Ubiratã, Boa Esperança, Planalto da Serra, entre outros.

Durante evento realizado na terça-feira (07), em Santa Rita do Trivelato (445 Km ao norte de Cuiabá), a Associação de Beneficiários da Rodovia MT-140 entregou ao governador Pedro Taques o projeto executivo de viabilidade da rodovia, que custou aproximadamente R$ 3 milhões.

A MT-140 é uma alternativa paralela a BR-163 e conforme determinação do governador Pedro Taques será feita em parceria com os produtores rurais. “Nós todos não aguentamos mais essas promessas. Desde 2003 as pessoas estão esperando essa rodovia. Não vim fazer promessa, vim fazer um compromisso”, declarou Taques.

Conforme o secretario de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte, o governo fará um convênio com os produtores da região para que a rodovia seja viabilizada. “O Governador me chamou e disse: Marcelo dá um jeito. E é isso que vamos fazer. Tenho certeza que esta rodovia beneficiará não somente os produtores, mas toda a população. Isso porque a estrada que leva a produção também é por onde passa a ambulância, o carro de polícia e o ônibus escolar”.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Ricardo Tomczyk, Mato Grosso precisa de investimentos em logística para que o Estado seja mais competitivo. A produção de Mato Grosso precisa destes investimentos em logística. O custo para produzir aqui é alto e as melhorias e novas rotas rodoviárias deixarão o agronegócio mato-grossense ainda mais competitivo”.

Na visão do delegado da Aprosoja-MT, Enéias Batistella, “É um novo horizonte que se abre. O município de Santa Rita do Trivelato deixa de ser ‘final de linha’ para ser rota de integração”.
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