Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

ocupação

Pecuária domina mais de 40% de Mato Grosso, revela mapeamento do IBGE

Foto: IBGE

Pecuária domina mais de 40% de Mato Grosso, revela mapeamento do IBGE
A pecuária domina em mais de 40% de Mato Grosso. A revelação é do Mapa da Cobertura e Uso da Terra do Estado de Mato Grosso, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2013. A atividade predomina nas regiões Sul, Nordeste, além da região do Rio Araguaia e Norte (entre Alta Floresta e Nova Bandeirantes).

O levantamento, divulgado no último dia 30 de junho, confirma a predominância da produção de grãos e fibras na região Centro-Norte de Mato Grosso, sendo Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde os destaques, além da região Centro-Sul, com presença forte em Campo Verde e Primavera do Leste.

“O mapa da Cobertura e Uso da Terra do Mato Grosso é resultado da interpretação de imagens de satélite, conjugadas à análise de informações obtidas em trabalhos de campo, análises de tipologia agrícola e de documentação acessória disponível, estatísticas e textos”, explica o IBGE em nota.

De acordo com o IBGE, a produção de grãos e fibras, nas regiões Centro-Norte e Centro-Sul do estado associam-se também a pecuária de animais de grande porte (esta em segundo plano) ou outras atividades.

No caso da extratividade vegetal o maior domínio está no Noroeste e Norte mato-grossense, onde se concentram grandes áreas de floresta, principalmente reservas indígenas.

Confira aqui o mapa da Cobertura e Uso da Terra do Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet