Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

4ª edição

Pecuária tem de ser um negócio perpetuado, diz presidente da Acrimat no Circuito ExpoCorte

Foto: Assessoria Circuito ExpoCorte

Pecuária tem de ser um negócio perpetuado, diz presidente da Acrimat no Circuito ExpoCorte
Considerada a atividade econômica precursora do agronegócio em Mato Grosso a “pecuária tem de ser um negócio perpetuado e que gere renda”. A declaração é do presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, na abertura da 4ª edição do Circuito ExpoCorte, nesta quarta-feira (11), em Cuiabá. O encontro voltado para a pecuária tem como foco o mercado da carne e a produção de boi 7.7.7.

O Circuito ExpoCorte segue até quinta-feira (12), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Conforme o presidente da Acrimat, eventos como o Circuito ExpoCorte são essenciais para a pecuária mato-grossense, pois “faz abrir horizontes”. “A pecuária é um grande negócio e em Mato Grosso é o negócio. Temos de aumentar o processo de rentabilidade e renda. O uso de tecnologia e a parceria/integração com a agricultura auxiliam nessa agregação de valores”, salientou José Bernardes.

Leia mais:
Circuito ExpoCorte foca cenário da carne e boi 7.7.7 em Mato Grosso
Sistema online Módulo Produtor será lançado pelo Indea durante o Circuito ExpoCorte

Segundo o secretário de Gabinete de Desenvolvimento Regional, Eduardo Alves de Moura, o governo de Mato Grosso quer que o produtor produza junto com o Estado. “Mato Grosso possui potenciais que precisam ser explorados, como é o caso do potencial energético”.

Eduardo Moura que também é presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) declarou que a Associação está “mudando a sua legislação para que possa receber associados sem ser confinadores”. “A Assocon tem procurado discutir a pecuária no Brasil como um todo e não só o confinamento. Podemos produzir mais com menos. Precisamos discutir a pecuária como um todo, por isso, estamos alterando a legislação da Associação. Precisamos discutir tecnologia e marketing. A pecuária tem de deixar de ser sisuda. É a única que não tem marketing”, frisou Eduardo ao passar a falar como presidente da Assocon.

Demandas ajudam a ver necessidades do setor

De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Groso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, a organização das entidades é essencial na hora da apresentação das demandas de cada setor. Ele pontua que tais pleitos ajudam ao governo do Estado em ver quais as necessidades existentes.

“O governo de Mato Grosso já entendeu que sem o Indea-MT a pecuária e a agricultura no Estado param. Precisamos interiorizar o órgão e resgatar o trabalho que precisa ser feito. Hoje, estamos disponibilizando aos pecuaristas o sistema online Módulo Produtor para que ele possa emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e o Módulo B, que permite que o gado seja abatido e exportado para outros países. Estamos trabalhando, também, para que nos próximos meses possamos liberar o GTA de produtor para produtor e o GTA para participação de animais em eventos”, declarou o presidente do Indea-MT, na abertura do Circuito ExpoCorte.

O Circuito ExpoCorte é realizado pela Verum Eventos e em Mato Grosso conta com a participação da Acrimat. O Circuito ExpoCorte em 2015 é realizado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins. Mato Grosso é o primeiro a receber o evento. Mais informações podem ser obtidas no site www.circuitoexpocorte.com.br .
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet