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Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Logística

PARCERIA PÚBLICO PRIVADA

Pedágio e Patrulhas Comunitárias visam manutenção de rodovias em MT

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Pedágio e Patrulhas Comunitárias visam manutenção de rodovias em MT
Os Programas Pedágio e Patrulhas Comunitárias, que integram o Pró-Estradas, visam à manutenção das rodovias em Mato Grosso através de parcerias público privada. Os programas foram lançados pelo governo de Mato Grosso durante a abertura do 10º Circuito Aprosoja, nesta quinta-feira (08). A estimativa com o modelo de Patrulhas Comunitárias sejam economizados mais de R$ 30 milhões por ano com mão de obra e que com os Pedágios seja realizada a manutenção de até 27% da malha rodoviária estadual. As parcerias do governo de Mato Grosso serão com associações sem fins lucrativos.

O Programa Patrulhas Comunitárias será utilizado para a manutenção de rodovias não pavimentadas, de acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcelo Duarte. No convênio, a ser firmado entre Governo, por meio da Sinfra, e as associações sem fins lucrativos, consta o fornecimento de patrulha para cada associação (10 máquinas/equipamentos). A Sinfra ainda fornecerá recursos para recuperação inicial dos equipamentos, recurso mensal para gestão, óleo diesel e recursos para manutenção de pontes e bueiros. Já as associações se responsabilizarão pela manutenção das rodovias, das máquinas, projeto de implantação e remuneração da mão de obra.

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“O governo do Estado está preocupado com os trechos mais críticos. O Patrulhas Comunitárias visa através de parcerias com as associações dar manutenção para estas rodovias não pavimentadas”, destacou ao Agro Olhar o secretário Marcelo Duarte.

Como o Agro Olhar já adiantou, a implantação de pedágios ao longo de 14 trechos de rodovias estaduais foi autorizada pelo Governo de Mato Grosso. O decreto do Programa Pedágio Comunitário também foi assinado na noite de quinta-feira (09), durante o Circuito Aprosoja.

“Teremos o Patrulha Comunitária para as rodovias não pavimentadas e o Pedágio Comunitário para as pavimentadas. Esse programa visa criar um modelo de manutenção inovador em 14 rodovias que representam mais de 1,3 mil quilômetros. A sociedade que tá lá na base e que é usuária sabe muito bem o que a rodovia precisa e demanda para o Estado, mas o Estado com sua estrutura às vezes é lento para atender e só com a iniciativa privada é que vamos conseguir isso”, pontuou Marcelo.

Conforme o texto do decreto do Pedágio Comunitário, publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (10), os conveniados terão que dar conservação nas rodovias estaduais, compreendendo as atividades de manutenção, restauração, melhoramento e adequação de capacidade da via conservada, bem como as necessidades da segurança do trânsito, podendo ser realizada mediante contratação de empresas, maquinários, insumos e mãos de obra necessárias à consecução do objeto pactuado. Os valores dos pedágios ainda não foram definidos.



*Colaborou Alexandre Alves

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