Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

SEM RIVALIDADE

Pedro Taques destaca emenda de Carlos Bezerra para equipamentos à agricultura familiar

Foto: Lucas Ninno/GCom-MT

Pedro Taques destaca emenda de Carlos Bezerra para equipamentos à agricultura familiar
Quis o destino que o principal evento destinado aos pequenos agricultores de Mato Grosso, sob o comando do governador José Pedro Taques (PDT), fosse financiado por emenda parlamentar do deputado federal Carlos Bezerra, presidente regional do PMDB. A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) entregou 88 resfriadores de leite doados a pequenos produtores de 24 municípios de Mato Grosso, adquiridas por R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2014, entregues no dia 03 de junho, no Centro de Abastecimento e Comercialização da Agricultura Familiar, no Residencial José Carlos Guimarães, em Várzea Grande.

Adversário de Taques na campanha eleitoral de 2014, Bezerra tem sido um dos parlamentares melhores aquinhoados com liberação de emendas, no governo Dilma. “A eleição acabou faz tempo [outubro de 2014]. Adoro eleição. Porém, mais importante do que partido é Mato Grosso e o cidadão”, citou Taques, para a reportagem do Olhar Direto/Agro Olhar.

Leia mais:
Refrigeradores de leite são entregues para 24 municípios em Mato Grosso
Senar lança programa para capacitar cadeia produtiva do leite

O secretário Suelme Evangelista Biela Fernandes, titular da Seaf-MT, citou que cinco mil famílias devem ser beneficiadas com esta ação. Os equipamentos irão fortalecer o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, que busca modernizar os processos de industrialização, diversificação dos produtos e obter maior qualidade do leite produzido em Mato Grosso.

Suelme Fernandes foi o primeiro a citar que a emenda era de Carlos Bezerra e aproveitou para cobrar ação idêntica dos deputados federais Nilson Leitão (PSDB) e Fábio Garcia (PSB), que estavam ao seu lado.

O Estado possui hoje 716 assentamentos com 110 mil famílias que vivem da agricultura familiar. O objetivo do Governo é investir na produção realizada por estas famílias com apoio técnico e financeiro.

Pedro Taques destacou que o cooperativismo é muito importante e será apoiado nesta gestão. “Este evento de hoje não será realizado de forma isolada, pois Mato Grosso terá muitas ações para beneficiar os pequenos produtores e agricultura familiar. Precisamos falar em pesquisa e em microcréditos para estas famílias. Importante lembrar que já determinamos que a merenda escolar seja fornecida com produtos da agricultura familiar”, argumentou ele.

Suelme Fernandes argumentou que o Estado vai exigir uma contrapartida da prefeitura beneficiada, que é a construção de uma base física para melhor funcionamento, higienização e abrigo do equipamento.

O secretário avalia que esta ação mostra que o governo tem compromisso com a agricultura familiar e consolida a intenção do Estado em trazer a produção familiar como foco das ações públicas nesta gestão.

“Os equipamentos vão ajudar na profissionalização da cadeia leiteira o que irá gerar emprego, renda e condições para as famílias se manterem no campo. Também entregamos 4.300 toneladas de calcário para melhorar as pastagens e ajudar na produção. Calcário é fundamental para o Cerrado”, explicou Evangelista Fernandes.

Os 1,5 milhões de reais investidos na compra dos resfriadores de leite foram conseguidos por meio de uma emenda federal junto ao Ministério da Integração Nacional. O governo de Mato Grosso entrou com uma contrapartida de R$151 mil reais para compra dos equipamentos.

Os municípios foram selecionados de acordo com a demanda e potencialidade de produção do leite dos pequenos produtores do Estado. Serão contemplados Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Campinápolis, Castanheira, Cotriguaçu, Aripuanã, Guarantã do Norte, Jauru, Juruena, Mirassol D’Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Xavantina, Novo Mundo, Paranaíta, Pontal do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, São José do Povo, Poxoréu, Terra Nova do Norte, Tabaporã, Várzea Grande e Vila Bela de Santíssima Trindade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet