Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Logística

FALTA NO INTERIOR

Pedro Taques pede liberação de cargas perecíveis e combustível; Tradings não acatam demanda

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Pedro Taques pede liberação de cargas perecíveis e combustível; Tradings não acatam demanda
O governador Pedro Taques solicitou nesta terça-feira (24) que os transportadores e caminhoneiros liberem a passagem de caminhões de cargas perecíveis (alimentos) e combustível. O pedido foi feito diante o desabastecimento constatado em algumas regiões de Mato Grosso, como o Médio-Norte, onde falta combustível até mesmo para abastecer viaturas da Polícia Rodoviária Federal que tem dado apoio na segurança dos manifestos. A reunião nesta tarde no Palácio Paiaguás contou com a presença das tradings situadas em Mato Grosso, entretanto até o momento nada ficou definido quanto à demanda do cumprimento do preço mínimo do frete.

A reunião desta tarde foi a primeira a reunir o governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, transportadores e as tradings.

Leia mais:
Greve dos caminhoneiros provoca filas em postos de combustíveis de Sinop
Frigoríficos de Mato Grosso registram mais de R$ 100 milhões em prejuízos com protestos de caminhoneiros

De acordo com representantes do setor do transporte, na manhã desta segunda-feira (24) houve uma reunião com uma trading onde foram apresentadas as demandas dos empresários e caminhoneiros no que diz respeito ao frete. “A reunião na parte da manhã foi uma abertura de diálogos para a reunião da tarde. Mas, nada ficou definido. Solicitamos que cumpram a tabela de preço mínimo instituído na Portaria nº 244/2014, da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), até o final do ano. Porém, apresentaram contraproposta para até o meio do ano. O empresário tem que ter segurança até dezembro. Não podemos ficar como estamos”, declarou ao Agro Olhar um dos representantes do setor do transporte Gilson Baitaca.

Conforme Gilson Baitaca, durante a reunião o governador Pedro Taques solicitou que os empresários e caminhoneiros liberassem os caminhões carregados com cargas perecíveis e de combustível diante o desabastecimento em alguns municípios.

“Estamos conversando com os municípios, pois não há um comando geral. Cada cidade está fazendo o seu manifesto. Estamos vendo para atender a este pedido do governador Pedro Taques que desde o início das manifestações está aberto para dialogar”, declarou.

Em Cuiabá e Rondonópolis, como o Agro Olhar já comentou, cargas perecíveis estão autorizadas pelos manifestantes para passar. Em Mato Grosso estão em manifesto empresários e caminhoneiros em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Diamantino, Tangará da Serra, Alto Araguaia, Tapurah, Cuiabá, Primavera do Leste e Rondonópolis. Nestes municípios podem trafegar normalmente carros de passeio, ambulâncias, ônibus, cargas vivas e cargas de ração para a BRF.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet