Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

baixa preferência

Peixe representa 3% do consumo de carnes em MT; Preço é motivo para resultado

Foto: Emanuelle Rigoni/Prefeitura de Cuiabá

Peixe representa 3% do consumo de carnes em MT; Preço é motivo para resultado
Em meio ao complexo de carnes o peixe representa apenas 3% do consumo, enquanto a carne bovina possui uma participação de 72% da preferência dos mato-grossenses. Um preço mais atrativo é um dos principais fatores para que se possa elevar o consumo apontados por 3.031 pessoas entrevistadas no primeiro Diagnóstico da Piscicultura, em Mato Grosso, elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Entre 16 e 18 de outubro ocorre em Cuiabá a Feira Nacional de Peixes Nativos de Água Doce e o Seminário Técnico de Peixes Nativos de Água Doce, promovidos pelo Sebrae em Mato Grosso, com o objetivo de mostrar o potencial produtivo, incentivar o consumo e troca de experiências.

De acordo com o Diagnóstico da Piscicultura, em Mato Grosso, elaborado pelo Imea, a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), aproximadamente 72% da produção de peixe no Estado é destinada ao consumo interno. A pesquisa revela que 69% dos 3.031 entrevistados revelaram preferir as carnes bovina e de aves pelo sabor e por ser um fator cultural. Já 42% declararam preferir o peixe revelaram que o consumo é semanal.

Leia também
Ausência de crédito é um dos entraves para expansão da piscicultura em Mato Grosso

O diagnóstico revela ainda a aparência e o preço pesam mais na hora da compra do que o odor e a quantidade de espinhos. Além disso, 77% dos entrevistados afirmaram consumir o peixe em casa e 40% salientaram que preferem comprar peixe inteiro sem espinha e vísceras fresco. Em termo de local de compra do pescado 51% responderam que o compram no supermercado.

Feira e Seminário

Teve início na quinta-feira (16) e segue até sábado (18) a Feira Nacional de Peixes Nativos de Água Doce e o Seminário Técnico de Peixes Nativos de Água Doce, realizados pelo Sebrae em Mato Grosso. A expectativa é que cinco mil pessoas, entre piscicultores, especialistas, fornecedores e interessados na atividade em Mato Grosso confiram as palestras, cases de sucesso e participem de oficinas tecnológicas e exposição gastronômica.

Segundo o Sebrae-MT, haverá exposição de peixes ornamentais e 35 estandes com fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos voltados para a piscicultura.

A piscicultura é tida em Mato Grosso como uma nova alternativa de renda para o setor produtivo do agronegócio. Hoje, o custo de produção equivale a cerca de 50% do lucro, dependendo da variedade criada.

O Estado é hoje o primeiro produtor de peixe nativo do Brasil e o terceiro maior produtor de peixe do país. São mais de um mil piscicultores, revela o Sebrae-MT, espalhados pelo Estado, sendo a maioria situados na região do Vale do Rio Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet