Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Geral

CAMINHÃO DO PEIXE

Peixes produzidos na Baixada Cuiabana estarão a venda na Praça da Arena Pantanal

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Peixes produzidos na Baixada Cuiabana estarão a venda na Praça da Arena Pantanal
Aproximadamente mil quilos de pescado estarão à venda entre esta quinta-feira (23) e sábado (25) na praça do complexo da Arena Pantanal, em frente ao Ginásio Aecim Tocantins, no bairro Verdão. Durante os três dias serão comercializados peixes produzidos na região da Baixada Cuiabana, através do programa Caminhão do Peixe, da prefeitura de Cuiabá.

Está será a 27ª edição do projeto. Quem pela Arena Pantanal passar poderá encontrar à venda espécies de tambatinga e tambacu a R$ 8 o quilo sem vísceras e escamas e a R$ 10 o quilo do peixe sem vísceras, escamas e espinha. Os valores praticados são abaixo do mercado com o objetivo de incentivar o consumo de peixe em Cuiabá.

Segundo a prefeitura de Cuiabá, nesta quinta e sexta-feira o Caminhão do Peixe estará na Praça da Arena Pantanal das 8h às 19h e no sábado das 7h às 12h.

Leia também
Peixe representa 3% do consumo de carnes em MT; Preço é motivo para resultado
Ausência de crédito é um dos entraves para expansão da piscicultura em Mato Grosso

Os peixes à venda são produzidos em um viveiro da região do Bandeira, a cerca de 20 quilômetros de Cuiabá, na estrada para Chapada dos Guimarães.

Na última semana o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou o primeiro Diagnóstico da Piscicultura em Mato Grosso, pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O estudo revelou que o peixe hoje tem uma participação de 3% no consumo de carnes, enquanto a carne bovina lidera com 72% da preferência do mato-grossense. O preço praticado foi o principal motivo apontado para o baixo consumo de peixe no Estado.

O consumo também foi discutido, bem como a produção, durante a Feira Nacional de Peixes Nativos de Água Doce e o Seminário Técnico de Peixes Nativos de Água Doce, realizados pelo Sebrae em Mato Grosso entre os dias 16 e 18 de outubro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet