Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PRORROGADO

Período proibitivo de queimadas em Mato Grosso segue até 15 de outubro

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Período proibitivo de queimadas em Mato Grosso segue até 15 de outubro
O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso foi novamente prorrogado. A pratica de queimadas no estado está proibida até o dia 15 de outubro. De janeiro a 23 de setembro o estado acumulou 21.617 focos de calor, 6% a mais que os 20.334 no comparativo com o ano passado.

Em setembro Mato Grosso já registrou 9.876 focos de calor, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em setembro do ano passado haviam sido constatados nos 30 dias 7.081 focos de calor. Em agosto deste ano foram 5.111.

Colniza é o quinto município no ranking mensal do Inpe com mais focos de calor registrados, somando 1.005. O município perde para São Félix do Xingu (PA) com 1.701 focos, que está em primeiro lugar, e Altamira (PA) com 1.049, que está em quarto lugar.

Leia mais:
Desmate em Mato Grosso recuou 23% em agosto, revela Imazon

O período proibitivo das queimadas deveria ter encerrado em 15 de setembro, contudo prorrogou-se para 30 de setembro. Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o novo adiamento é decorrente as previsões do Inpe que prevê que a seca irá se estender até o final de outubro na maioria dos 141 municípios mato-grossenses. A decisão de prorrogar foi do Comitê do Fogo, ligado a Sema.

O secretário-executivo do Comitê, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Hector Péricles, explica que a ausência de chuva na região Centro-Oeste é decorrente ao fenômeno El Niño. O tenente-coronel pontua que a estiagem somada as altas temperaturas e a baixa umidade do ar em Mato Grosso, principalmente em Cuiabá, tem preocupado.

“Este ano tivemos 50 dias direto sem chuva na capital, além disso, não houve a famosa chuva do caju ou da manga, estamos em meio a mudanças climáticas. Por isso nós apelamos à população para não queimar e fiscalizar e denunciar quem está fazendo uso do fogo, porque é crime passível de prisão e multa”.

No domingo, 20 de setembro, o Olhar Direto flagrou a existência de queimada nas proximidades do Centro de Eventos do Pantanal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet