Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

CARBIOCIAL

Pesquisadores alemães estudam impactos na BR-163 em Mato Grosso

Foto: Assessoria Famato

Pesquisadores alemães estudam impactos na BR-163 em Mato Grosso
O solo, o clima e a produção no entorno da BR-163, em Mato Grosso e no Pará, são objetos de estudos de um grupo de pesquisadores da Alemanha. Há cerca de três anos o grupo, formado por pesquisadores de diversas universidades alemãs, realizou análises em Campo Verde e Santa Carmem, em Mato Grosso, e Novo Progresso, no Pará. Os primeiros resultados do projeto intitulado "Carbiocial" foram apresentados no dia 30 de setembro ao setor produtivo mato-grossense.

A apresentação dos primeiros resultados da pesquisa ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O projeto Carbiocial é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério de Educação e Ciência alemão (BMBF) e o Ministério de Ciência Tecnologia do Brasil. E segundo a Famato, em Mato Grosso a cooperação foi feita entre universidades da Alemanha e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da própria federação.

Leia também
Mato Grosso deverá colher 65,3 mi t entre soja e milho na safra 2023/2024

"O Carbiocial é direcionado a entender o impacto do uso do solo na quantidade de água, buscar o aperfeiçoamento de técnicas de produção que minimizem problemas como erosão e infertilidade do solo, entender a interação entre ambiente e uso do solo, dentre outros pontos, e ter condições de propor inovações econômicas e sócias, além de gerar ferramentas de apoio às decisões de planejamento", declara o coordenador do projeto, Stefan Hohnwald.

A contribuição da Famato revela o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Carlos Augusto Zanata, na pesquisa alemã foi o fornecimento das informações necessárias para o levantamento de dados dos pesquisadores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet