Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

"socorro"

Preocupados com a falta de milho, suinocultores pedem leilão de cereal em Mato Grosso

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Preocupados com a falta de milho, suinocultores pedem leilão de cereal em Mato Grosso
Preocupados com a falta de milho no mercado interno de Mato Grosso e a possibilidade de grande volume da safra 2015/2016 a ser escoada para outras regiões e exterior, os suinocultores solicitaram junta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a abertura de leilões do cereal no estado neste período de entressafra. Mato Grosso já comercializou 96,1% das 21,2 milhões de toneladas colhidas na safra 2014/2015 e semeou apenas 0,6% dos 3,3 milhões de hectares destinados para o ciclo 2015/2016.

O pedido, feito à Conab por meio de ofício, é uma medida preventiva encontrada pelos suinocultores. Segundo a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), o setor está preocupado com a falta do cereal, principalmente em decorrência aos "assustadores" volumes que deverão sair do estado.

Leia mais:
“A assistência técnica é apenas um dos problemas da agricultura familiar”, afirma Suelme

"A demanda necessária até o mês de maio é de aproximadamente 1 milhão de sacas para a suinocultura", conforme o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado. Ele comenta que a situação não é preocupante apenas para a suinocultura, mas também para a cadeia de aves, bovinos confinados, entre outras cadeias.

O presidente da Acrismat revela que na suinocultura a ração é composta de 70% de milho. Raulino frisa que a situação se estabilizará com a colheita da safrinha, contudo até meados de junho "o produtor fica impossibilitado de agir".

“Pedimos que abram os leilões para produtores de todas as cadeias produtivas do Estado, como medida de auxílio ao agronegócio, setor que alavanca e promove desenvolvimento econômico do Brasil e principalmente do nosso estado”, afirma o presidente da Acrismat.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet