Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

lagarta chata

Prioridades para processos de registro de agrotóxicos contra a Helicoverpa armigera são estabelecidas

Foto: Reprodução/Internet

Prioridades para processos de registro de agrotóxicos contra a Helicoverpa armigera são estabelecidas
Foram estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) as prioridades para o processo de registro de agrotóxicos para o combate da Helicoverpa armigera, que vem há cerca de duas safras causando prejuízos nas lavouras mato-grossenses e brasileiras, que chegam a bilhões de reais. Apenas em na safra 2013/2014 os prejuízos na soja em Mato Grosso com a Helicoverpa armigera foram de aproximadamente R$ 1 bilhão.

As empresas interessadas em validar a prioridade de análise deverão encaminhar os documentos e estudos realizados para a Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins até o dia 5 de dezembro.

Leia mais
Mato Grosso pode ter estado de emergência fitossanitária prorrogado contra praga
Zoneamento Agrícola de Risco Climático do milho traz orientações para produtores

O estabelecimento de prioridades para os processos de registros de agrotóxico consta no Ato nº 60, publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 24 de novembro de 2014.

O ato pontua, em meio as prioridades, que “Os produtos comerciais já registrados para as culturas de milho, soja e algodão a base dos ingredientes ativos vírus VPNHzSNPV, clorantraniliprole, clorfenapyr, indoxacarbe, acefato, metomil, metoxifenozida, tiodicarbe, Bacillus thuringiensis, Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana terão a análise de inclusão do alvo biológico Helicoverpa armigera priorizados, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento respeitado o disposto no inciso II do parágrafo 2º do art. 22 do Decreto nº 4.074, de 4 de janeiro de 2002”.

Como o Agro Olhar já comentou Mato Grosso pode vir a ter o estado de emergência fitossanitária, decretado em 2013, prorrogado, assim como já feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Contudo, até o momento nada foi declarado.

Diante os prejuízos causados pela Helicoverpa armigera nas duas últimas safras em 2013 o governo federal adotou diversas medidas de combate e controle a praga, como o uso de controle biológico e químico e uso de armadilhas, entre outros.

Confira aqui o Ato nº 60 publicado no Diário Oficial da União.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet