Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

GIR e Girolando

Produção de leite em Mato Grosso pode superar Minas Gerais nos próximos anos

Foto: Reprodução/Internet

Produção de leite em Mato Grosso pode superar Minas Gerais nos próximos anos
Mato Grosso com a aplicação incentivos do governo, de tecnologia e desenvolvimento de estudos, pode superar a produção de leite de Minas Gerais dentro de poucos anos. Hoje, Mato Grosso ocupa o 8º lugar em produção de leite no Brasil, com uma média de 2 milhões de litros/dia. Diante de tais perspectivas setor busca a cada dia novos conhecimentos.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Gir Leiteiro do Mato Grosso (ACGIL), Getúlio Vilela, Minas Gerais já se consolidou como o maior produtor de leite do Brasil com entre 10 e 11 milhões de litros captados por dia.

Leia também
Alta no preço do litro de leite pago ao produtor reflete no bolso do consumidor

Para que Mato Grosso ultrapasse Minas Gerais ele frisa haver a necessidade de mais incentivos por parte do governo, pesquisas e tecnologia. “Mato Grosso tem a alimentação mais barata do Brasil, pois é o Estado que mais produz soja e milho”, salienta Vilela que possui propriedade de leiteira e de cria da vacas Gir e Girolando em Mato Grosso e Minas Gerais.

Diante do crescimento da cadeia leiteira em Mato Grosso um Vilela reuniu em sua propriedade em Cuiabá, a Agropecuária Cinco Estrelas, cerca de 500 pessoas para o Dia de Campo "Mato Grosso, o futuro da pecuária leiteira". O evento foi promovido em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Convidamos não apenas criadores, mas também pesquisadores e universidades. Mato Grosso hoje é visto como celeiro econômico do Brasil”, diz Vilela.

Conforme Vilela, ele tem trabalhado no Estado com o intuito de proporcionar a Mato Grosso um novo status à produção de leite, por meio de programas de melhoramento genético do gado. No Estado seu forte produtivo é a venda de matrizes Gir e Girolando e de reprodutores com alta genética. “Somente em 2014 já implantei nas vacas de minhas propriedades aqui 1,2 mil embriões Gir e Girolando. Quero chegar aos cinco mil. O melhoramento genético, somado ao aprimoramento técnico e a expansão da bacia leiteira no Estado são os novos vetores para o crescimento da pecuária leiteira aqui, bem como a economia”.

A programação do Dia de Campo “Mato Grosso, o futuro da pecuária leiteira” contou com uma palestra sobre "O melhoramento genético e o manejo das pastagens".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet