Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

JÁ ERA PREVISTO

Produção de milho deve cair em até 50% na safra 2014/2015 no estado

Foto: Assessoria Aprosoja-MT

Produção de milho deve cair em até 50% na safra 2014/2015 no estado
A produção de milho pode cair em até 50% em Sorriso, maior cidade produtiva do cereal em Mato Grosso. A queda é decorrente a redução de áreas. Em algumas regiões do estado como no Leste a redução de área pode chegar até 40%. Apesar das chuvas estarem se regularizando, hoje, a estiagem no início do plantio da soja comprometeu a janela ideal do milho, levando os produtores a repensarem em seus planejamentos de semeadura com o cereal.

Até a semana passada cerca de 67% dos 8,8 milhões de hectares destinados à soja haviam sido semeados em Mato Grosso e casos de replantio já são verificados. Conforme o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Nery Ribas, os produtores já falam em recuo de área para o milho. Um levantamento feito pela Associação, com base em informações de produtores e visitas in loco, aponta que nas regiões Oeste e Leste pode haver redução 15% da área para o milho. Já na região Norte a estimativa de queda é de até 30%.

Leia mais
Safra 14/15 de milho está 1,7% mais cara que a 13/14 no Estado
Exportações do agronegócio caem 3,57% puxadas pelo milho

“Temos ouvido dos produtores decisões de reduzir drasticamente a área plantada de milho. Na região Leste, por exemplo, essa queda pode chegar a até 40%”, comenta o diretor técnico da Aprosoja-MT.

Em Sorriso, onde foram plantados 317,7 mil hectares de milho na safra 2013/2014, pode haver uma redução de 50% na produção da safra 2014/2015, conforme o presidente do Sindicato Rural do município e produtor, Laércio Lenz. “Antes a dúvida em plantar era com os preços, mas hoje há o fator climático no plantio da soja e a certeza de que iremos semear o milho fora da janela ideal”.

A janela ideal de plantio do milho 2ª safra é até entre 25 e 28 de fevereiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet