Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

SAFRA 2013/2014

Produtividade do milho deve cair 15,82% em relação à safra passada

Foto: Aprosoja-MT

Produtividade do milho deve cair 15,82% em relação à safra passada
O cultivo do milho em Mato Grosso será atípico na safra 2013/2014 devido problemas climáticos e preços pagos pela saca de 60 quilos o ano passado. O plantio do ciclo 2013/2014 encerrou com duas semanas de atraso no comparativo as duas últimas safras e um mês após o encerramento da janela ideal em fevereiro. As estimativas para Mato Grosso é de uma produtividade média de 85,4 sacas por hectare.

Segundo estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produtividade na safra 2013/2014 deverá ficar em média de 85,4 sacas por hectare, o volume é 15,82% inferior as 101,5 sacas colhidas na safra 2012/2013 e menor ainda se comparada as 103,7 sacas por hectare do ciclo 2011/2012.

Leia também
Chuvas devem seguir até maio em Mato Grosso
Glauber questiona rentabilidade da produção brasileira e lamenta enorme aumento de custos no país

A baixa produtividade, conforme o produtor Guarino Fernandes, em Sapezal, é decorrente a utilização de sementes de baixa tecnologia e o atraso na semeadura. “Os preços da saca o ano passado estavam muito baixos e muitos produtores optaram em utilizar semente de baixa tecnologia, o que já reduz a produtividade. Ainda tivemos o excesso de chuvas durante a colheita de soja que atrasaram o plantio do milho”.

A escassez de chuva nos próximos três meses pode vir ainda mais prejudicar o desenvolvimento do milho. "A perda pode vir com a escassez da chuva e não mais com o excesso observado nos meses passados. Apesar de ser normal para o Estado apresentar volumes de chuvas reduzidos a partir de meados de abril, tal fato pode prejudicar a produtividade, que já tem projeção inferior à das duas últimas safras, com média estimada atualmente em 85,4 sc/ha no Estado”, diz o boletim do Imea.

Dados da Somar Meteorologia apontam chuvas nos próximos quinze dias. A média para este período deverá ficar pouco acima dos 20 milímetros por semana. "Entretanto, para a segunda semana de maio o volume médio semanal das precipitações tem previsão próxima de 5mm e até lá estima-se que cerca de 99,8% do milho se encontrará pendoado, 45,9% em fase de enchimento de grãos e 7,8% em fase de maturação. Portanto, as chuvas ocorridas neste período podem ser decisivas para a produtividade do cereal mato-grossense nesta safra”, frisa o Imea.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet