Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

SENARtec Leite

Senar lança programa para capacitar cadeia produtiva do leite

Foto: Imagem ilustrativa

Mato Grosso é o oitavo produtor nacional de leite, registrando uma produção anual de 618 milhões litros

Mato Grosso é o oitavo produtor nacional de leite, registrando uma produção anual de 618 milhões litros

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) lançou, nesta quarta-feira (27), o “SENARtec Leite” – programa que visa capacitar a cadeia produtiva do leite, incluindo os produtores rurais, transportadores e os técnicos dos laticínios. Inicialmente, o treinamento atenderá 120 propriedades na região de Pontes e Lacerda (450 km a Oeste de Cuiabá) por um período de dois anos.

O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, explica que "o processo de credenciamento das propriedades rurais já está em andamento e nesta quinta-feira (28) começa o credenciamento de técnicos de campo", disse, por meio da assessoria.

Leia também:
Campanha de vacinação contra febre aftosa encerra neste domingo
Parceria garante 900 vagas para gestão e qualificação em suinocultura

O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, comentou durante o lançamento do programa que o Estado necessitava de uma ação para melhorar a qualidade e a produção do leite. “Um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores rurais em Mato Grosso é a falta de assistência técnica. Essa demanda é grande e antiga e quem sofre mais são os pequenos e médios pecuaristas".

A novidade para qualificação da cadeia produtiva do leite foi anunciada durante a apresentação da Gerência de Educação Formal e Assistência Técnica (Gefat), criada recentemente pela instituição. De acordo com o gerente da Gefat, Armando Urenha, o SENARtec Leite contará com a ação do supervisor técnico do Senar-MT e outros quatro técnicos de campo.

“Os produtores rurais irão participar de vários outros treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) do portfólio do Senar-MT e também participarão da qualificação Negócio Certo Rural (NCR), que tem como foco principal o empreendedorismo, visando o fortalecimento do agronegócio”, disse Urenha.

Mato Grosso é o oitavo produtor nacional de leite, registrando uma produção anual de 618 milhões litros, o que representa 3% da produção brasileira. Nos últimos 10 anos a produção de leite cresceu 154,29%. Mesmo com as dificuldades, a cadeia produtiva está em expansão no Estado. A região Oeste mato-grossense, onde está localizada Pontes e Lacerda, é responsável por 43% da produção, com cerca de 264.9 milhões de litros ao ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet