Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

“BBB da Soja”

Programa da Bayer monitora lavoura 24h em Mato Grosso e auxilia no controle de doenças

Foto: Bayer

Programa da Bayer monitora lavoura 24h em Mato Grosso e auxilia no controle de doenças
Dez pontos de pesquisa espalhados em Mato Grosso e outros seis estados em lavouras de soja estão sendo monitorados 24 horas por dia com a proposta de mostrar e conscientizar o produtor que o momento certo de efetuar a aplicação de fungicidas faz a diferença no manejo de doenças, como é o caso da ferrugem asiática e mancha-alvo. O "BBB da Soja" trata-se do projeto "De Primeira, Sem Dúvida", desenvolvido pelo segundo ano pela Bayer CropScience.

Em Mato Grosso o projeto é realizado em uma propriedade rural localizada no município de Campo Novo dos Parecis. Além do estado, outros pontos de pesquisa são estão em andamento no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Leia mais:
II Workshop Técnico do Soja Plus ocorre no mês de março em Cuiabá

O projeto "De Primeira, Sem Dúvida" tem como intuito oferecer aos produtores de soja informações diferenciadas para produzir mais e melhor.

O monitoramento, segundo o gerente de clientes da Bayer, Tiago Nascimento, é realizado em tempo real nas áreas através de câmeras instaladas nas lavouras, que contam com acompanhamento direto de pesquisadores do segmento de fitopalogia.

O programa teve início em 2014. A área a ser monitorada é dividida em dois talhões iguais e conta com câmeras instaladas em frente aos mesmos, sendo uma instalada no alto de uma estrutura fixa captando todo o perímetro do campo e outras duas direcionadas para cada talhão.

O gerente de clientes da Bayer, em entrevista ao Agro Olhar durante a ShowRural Coopavel, em Cascavel (PR), explica que enquanto um dos talhões recebe o tratamento adequado para o manejo das doenças, o outro servirá de testemunha, onde a aplicação do fungicida será realizada com atraso.

“Nós temos algumas câmeras espalhadas no país, onde podemos acompanhar o desenvolvimento das lavouras das propriedades participantes do programa. O produtor pode acessar o site do ‘De primeira, Sem Dúvida’ e ver o desenvolvimentos destes pontos e através deste monitoramento ver se estas áreas estão com alguma doença ou não para entrar no momento certo em ação para o combate das mesmas”, comentou ao Agro Olhar.

De acordo com Tiago Nascimento, com o monitoramento é possível, inclusive, averiguar os cuidados necessários quanto ao clima.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet