Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

SOJA PLUS

Programa pioneiro em MT expande para outros três Estados e visa o mercado europeu;Veja fotos

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Programa pioneiro em MT expande para outros três Estados e visa o mercado europeu;Veja fotos
O  Programa de gestão econômica, social e ambiental pioneiro em Mato Grosso, o Soja Plus ganha dimensões expandindo para mais três Estados, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia, levando capacitação ao produtor e melhoria continuada para a propriedade. Um dos objetivos com o Soja Plus é transformá-lo no passaporte da soja brasileira para o mercado europeu. Em Mato Grosso mais de 1 mil produtores já foram capacitados desde a implantação do programa em 2011. Setor produtivo se reuniu nesta terça-feira (04), em São Paulo (SP), para o seminário “Soja Plus: Gestão da Propriedade Faz a Diferença”, em que o andamento do projeto e resultados já obtidos foram discutidos.

Em quatro anos foram investidos nos quatro Estados foram investidos R$ 20 milhões. Em Mato Grosso o Soja Plus teve início em 2011, tendo sua primeira expansão para o Mato Grosso do Sul em 2013 e chegando em 2014 nos Estados de Minas Gerais e Bahia. O foco do projeto é o médio-produtor.

O Soja Plus é um programa criado em 2011 em parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). O programa, conforme os idealizadores, é voluntário, bem como adequado a realidade nacional econômica, social e ambiental, totalmente gratuito ao produtor, incluindo o material, atendendo as normas e exigências da legislação brasileira.

Em Mato Grosso o programa é desenvolvido nas propriedades rurais em uma parceria entre a Abiove, Aprosoja-MT, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Algodão Social (IAS).

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli, o Soja Plus traz ao produtor o que ele precisa saber. “O produtor estipula a demanda do que ele necessita. Ele participa se quiser. Não é um programa certificador”.

Lovatelli frisa que o produtor tem de ser ciente de tudo. “A soja foi escolhida porque o Brasil é o segundo maior produtor deste grão do Mundo e é a sua principal commoditie, gerando no país mãos de 1 milhão de empregos em 17 Estados. O Soja Plus é um programa inovador em gestão econômica e sócio ambiental. Mostra o caminho a ser seguido e o produtor o segue conforme suas possibilidades”.

Leia mais
Saca do milho chega a R$ 18,30 em novembro; Atraso da soja segue impactando
“Não somos mais um patinho feio”, declara Eraí Maggi sobre a importância de MT

Em Mato Grosso a adesão ao programa Soja Plus a adesão é crescente. O Estado foi o primeiro a implantar o programa em 2011. Hoje, são 600 propriedades e mais de 1.152 mil produtores atendidos e treinados.

De acordo com o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, o Soja Plus é uma grande ferramenta para que o produtor rural possa buscar adequações da legislação vigente. Tomczyk frisa que o produtor está mais consciente. “É um programa voluntário e sem custos ao produtor, incluindo o material. As adequações do produtor são graduais, por isso é um sucesso. A cada dia mais produtores aderem. Começamos com questões ambientais e legislação e hoje chegamos à gestão da propriedade”.

Um dos idealizadores do programa e, hoje, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Famato e consultor da Aprosoja-MT, Ricardo Arioli, um dos objetivos, além de proporcionar melhorias às propriedades, é “transformar o Soja Plus no passaporte para levar a soja brasileira para a Europa”.

O presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, pontua ainda que o mercado europeu é o que mais impõe restrições. “Queremos que o Soja Plus seja um programa de referência e qualidade, tudo o que o europeu quer”.

Expansão

O Brasil possui sete Estados que são os maiores produtores de soja: Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais. Juntos devem produzir na safra 2014/2015 aproximadamente 77,212 milhões de toneladas de soja. A perspectiva para a safra brasileira é de cerca de 88,834 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

“Queremos chegar nestes Estados em até três anos. O programa é demandante e precisa de mais pessoas, técnicos, para levar às propriedades as capacitações e o que precisa ser feito de melhorias para se adequar as exigências da legislação brasileira”, comenta o presidente da Abiove, Carlo Lovatelli.


*A reportagem viajou a convite da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet