Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

GESTÃO AMBIENTAL

Projeto devolve mais de 12 mil tartarugas ao Rio Araguaia em Mato Grosso

Foto: DNIT/Gestão Ambiental da BR-158/MT

Projeto devolve mais de 12 mil tartarugas ao Rio Araguaia em Mato Grosso
Mais de 12 mil quelônios (filhotes de tartarugas) foram devolvidos ao Rio Araguaia, em Mato Grosso, em 2015 através de um trabalho de gestão ambiental desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em parceria com a Colônia de Pescadores Z-22 de Santa Terezinha. A ação é fruto do "projeto Quelônios do Araguaia", criador em 2011.

O "Projeto Quelônios do Araguaia" foi criado no ano de 2011 visando a preservação das espécies de tartarugas da Amazônia, diante a excessiva exploração dos estoques naturais da espécie.

Em 2011 foram monitorados e devolvidos ao Rio Araguaia 3,8 mil filhotes de tartarugas e 6,5 mil filhotes em 2012. O Departamento destaca que em 2013 não foi realizada a campanha do projeto.

Leia mais:
Dois meses de vazio sanitário da soja é um tempo curto, afirmam especialistas

O DNIT participa desde 2014 das atividades do "Projeto Quelônios do Araguaia" por meio da Gestão Ambiental da BR-158/MT. Naquele ano conseguiu-se devolver às águas do Rio Araguaia 11.285 filhotes de tartarugas.

Segundo a Gestão Ambiental da BR-158/MT, com a realização de manejo em três praias do Rio Araguaia, localizadas entre o trecho de Santa Terezinha e a divisa de Mato Grosso, mais de 12 mil quelônios em 2015 foram devolvidos às águas. Entre as espécies estavam a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o Tracajá (Podocnemis unifilis).

A meta para 2016 é monitorar e reintroduzir na natureza mais de 15 mil filhotes de tartaruga. A Gestão Ambiental da BR-158/MT explica que as técnicas utilizadas permitem o aumento da taxa de sobrevivência dos quelônios, contribuindo desta forma para a conservação da biodiversidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet