Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Recuperação da mandioca no Nordeste faz cair o preço no Sudeste

Apesar da boa safra, os produtores de mandioca do interior de São Paulo estão preocupados, pois o Nordeste do país também está com boa safra, o que fez o preço da raiz despencar no mercado.

Os bons resultados nas safras passadas deixaram o produtor Edson Schiavon confiante. Ele aumentou a área cultivada na propriedade que fica em Tupã, no centro-oeste de São Paulo, e investiu em melhores insumos, mas o mercado não correspondeu à altura.

Ele é um dos 7 mil produtores do centro-oeste paulista, onde está a maior concentração de mandioqueiros do estado. Por ano, a produção chega a mais de 1,3 milhão detoneladas de raiz "in natura". No ano passado, muitos paulistas apostaram na cultura porque o norte e o nordeste não deram conta de abastecer o mercado por causa da seca severa na região. Assim, a região abasteceu o Nordeste. Hoje a situação inverteu.

O excesso no campo derrubou os preços. No ano passado, a tonelada chegou a ser vendida a R$ 600. Hoje, não passa dos R$ 150, uma queda de 75%.

A crise que começou no campo inevitavelmente chega às fábricas. A indústria dirigida por Alcir Baldo Júnior processa 3 mil toneladas por mês e já acumula um estoque de 20 mil sacos de fécula, quando o normal seria algo em torno de 5 mil. É tanto produto em excesso que cada canto da fábrica virou um depósito.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet