Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Reestruturação dos escritórios regionais já apresenta bons resultados

A aproximação cada vez maior entre os parceiros está sendo comemorada pelos supervisores dos escritórios regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Isso se deve em grande parte pelo trabalho desenvolvido por estes profissionais e facilitada com a reestruturação da presença institucional do Senar-MT no Estado. Em 2015 foram criados dois novos escritórios regionais: o de Confresa e o de Guarantã do Norte.

De acordo com o coordenador de equipe de Suporte às Regionais, Darlan Godoy, o projeto de interiorização da presença institucional do Senar-MT teve início em 2009 com a implantação de nove regionais (Cuiabá, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Colíder, Juína, Querência, Rondonópolis e Sorriso) e esta reestruturação veio para melhorar o atendimento do Senar-MT aos parceiros. "Por conta do nosso sistema logístico, principalmente das condições das nossas estradas, a presença do supervisor nos municípios era um pouco dificultada. Com a criação de mais duas novas regionais nós tivemos a possibilidade de fazer uma redivisão de municípios por regional, o que proporciona melhor atendimento".

Na avaliação do supervisor do Escritório Regional de Guaratã do Norte, Lúcio Deo, o seu principal foco de trabalho nos primeiros seis meses foi fortalecer a relação entre o Senar-MT, Sindicatos Rurais e parceiros locais. "O resultado foi muito positivo em função da nova configuração da regional. Antes da reestruturação, a regional atendia 22 municípios, e hoje atendemos 11, com isso conseguimos realizar visitas com mais frequência, estabelecendo uma maior proximidade com os parceiros", avaliou.

O supervisor da regional de Confresa, Rodrigo Garcia, conta que a implantação da regional ocorreu em agosto e da lá para cá tem trabalhado para atender as demandas dos 13 sindicatos rurais cobertos pela regional. "A reestruturação foi bem positiva porque facilitou o acesso e diminuiu as distâncias. Assim podemos ficar mais próximo dos parceiros. Com isso também conseguimos planejar mais e dar uma assistência maior aos parceiros", afirmou.

Os supervisores regionais antigos também avaliaram de forma positiva a mudança. O supervisor do escritório regional de Querência, Kleber Müller, é um dos mais experientes na função. Ele conta que a regional abrangia 15 municípios mais ao norte do Vale do Araguaia e com a criação da regional de Confresa passou a atender munícipios do Médio Araguaia. "Atendemos os municípios de Nova Xavantina até Ribeirão Cascalheira, Querência, Gaúcha do Norte e agora Cocalinho", citou.

Segundo o supervisor da Regional de Rondonópolis, Alexandre Garcia, o escritório atendia 17 municípios e depois da reestruturação passou a ser responsável por 14, podendo agora dedicar mais tempo em cada município visitado. "O balanço de 2015 foi bastante positivo. Houve um aumento considerável nos treinamentos de Formação Profissional Rural se comparado ao de 2014. Com isso também conseguimos suprir um pouco a demanda de mão de obra qualificada que cresce consideravelmente a cada dia neste setor", apontou.

O escritório regional de Campo Novo do Parecis deixou de atender aos municípios de São José do Rio Claro (que foi para a regional de Sorriso) e Rondolândia (transferido para regional de Juína) e agregou Brasnorte, devido ao perfil parecido com os municípios da regional, ou seja, passa por uma transformação e começa a desenvolver as cadeias produtivas da soja e do milho.

O supervisor Gustavo Mocci, da Regional São José dos Quatro Marcos, lembra que além da reestruturação o escritório passou por troca de supervisor. "Assumi a regional em setembro, além dos municípios que já eram atendidos foi agregado o município de Comodoro. Para nós 2015 foi um ano muito bom. Esperamos superar todos os números alcançados em 2016 e melhorar cada vez mais o trabalho prestado", garantiu.

A Regional Sorriso cedeu dois municípios para a regional de Colíder e agregou dois municípios que pertenciam à Regional de Campo Novo do Parecis. "A nossa maior demanda foi para os treinamentos do setor de máquinas e implementos agrícolas, além do de Segurança no Trabalho. A base da economia de nossa região é a sojicultora, milhocultura e cotonicultura. Acompanhamos vários eventos e a avaliação foi bastante produtiva. A expectativa para 2016 é superar todas as ações de 2015", antecipou o supervisor de Sorriso, Regis Bozoki.

Na Regional Cuiabá, segundo o supervisor Natalino Márcio, não houve alteração de municípios. "Em 2015, realizamos atendimentos em todos os 14 municípios e em 2016 o desafio é acompanhar todos os eventos planejados. Para 2016 temos aproximadamente 300 treinamentos previstos", enumerou.

Para a Regional de Juína o ano de 2015 também foi bem proveitoso. Segundo o supervisor, Germano Nogueira, sete municípios são atendidos pelo escritório. "Estreitamos a relação com o Sindicato Rural de Colniza, que é um parceiro muito ativo e os resultados têm sido muito positivo, em seis meses realizamos mais de 30 treinamentos", exemplificou.

A Regional de Barra do Garça atende nove municípios e o supervisor Fernando Tabai contabilizou cerca de 200 treinamentos no decorrer do ano. "Em 2015 estreitamos bastante a relação com nossos parceiros". Já na Regional de Colíder, a novidade foi a inauguração do Sindicato Rural de Porto dos Gaúchos. "Antes as demandas chegavam via prefeitura. Já estamos, inclusive, realizando treinamentos não planejados em parceria com o Sindicato", contou o supervisor Alfredo Filho responsável pelo atendimento de 13 municípios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet