Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

Reunião irá ajustar texto da regulamentação do refúgio

Na próxima quinta-feira (21), o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Eduardo Rangel, irá reunir-se com representantes de associações de produtores e empresas de biotecnologia com o objetivo de documentar o processo de elaboração da norma para as áreas de refúgio. A reunião acontecerá no Mapa, a partir das 9h.

Segundo Rangel, aproximadamente 90% do documento que regulamenta o refúgio já está concluído. “A ideia é sair com o texto o mais harmonizado possível para que possamos encaminhar ao ministro e então ser publicado. Faltam apenas alguns detalhes que precisam ser alinhados”, comentou.

Dentre os principais envolvidos no processo e que participarão da reunião estão a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Agricultura Biológica (Agrobio), Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) e Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass).

Saiba mais

O objetivo da técnica do refúgio é garantir à suscetibilidade dos insetos às toxinas do plantio transgênico. No entanto, se a área não for delimitada corretamente, o uso da tecnologia Bt corre o risco de se tornar ineficiente, uma vez que pragas mais resistentes podem se desenvolver.

Esses espaços ainda não são regulamentados no Brasil e necessitam de parâmetros federais, inclusive para fiscalização. A intenção é que sejam adotadas regras semelhantes às utilizadas nos Estados Unidos e na Austrália, mas com padrões adaptados à realidade brasileira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet