Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Logística

Região Sul

Rondonópolis inicia manifesto do transporte e tranca principal saída para o Sul do Estado

Foto: Divulgação/Manifestantes

Protesto em Rondonópolis começou na tarde desta sexta-feira (20)

Protesto em Rondonópolis começou na tarde desta sexta-feira (20)

Empresários do ramo do transporte de cargas e caminhoneiros iniciaram nesta tarde de sexta-feira (20) em Rondonópolis manifesto contra os preços baixos do frete e 'abusivo' do óleo diesel. A paralisação, na principal cidade da região Sul de Mato Grosso, ocorre na BR-163 no Km 122 (Km203 da BR364). A fila de caminhões já chega a cerca de 2 quilômetros. A entrada do cidade nos manifesto tranca a principal rota de escoamento da produção para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Segundo informações do segmento, a fila de caminhões é grande nos dois sentidos da pista. Os empresários e caminhoneiros revelaram ter solicitado apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Rota do Oeste, que administra as BR's 163/364/070, para auxiliarem no controle do trânsito para que carros de passeios, ambulâncias e ônibus possam passar tranquilamente.

Com a entrada de Rondonópolis no protesto faz com que Mato Grosso tenha as suas duas principais rotas de escoamento da produção de grãos para exportações trancadas. Rondonópolis é a principal porta de entrada e saída de produtos da região Sul de Mato Grosso, principalmente saída para os portos de Santos (SP) e Paranaguá. Já Sinop é a principal porta de saída da produção para os portos de Santarém e Barcarena, ambos no Pará.

Leia mais:
Sinop ‘fecha’ BR-163 na saída para Santarém e barra exportações de Mato Grosso
Produtores temem que paralisação no transporte prejudique o escoamento em Mato Grosso

Ao todo já são sete municípios mato-grossenses em manifesto contra a alta do preço do óleo diesel e demais combustíveis, bem como da alíquota do ICMS. Além disso, o setor reivindica que o governo de Mato Grosso seja o regularizador do preço do frete, sanção sem vetos por parte da presidente Dilma Rousseff da Lei do Motorista aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados, onde a hora extra pode chegar a 4 horas, além de melhorias na infraestrutura das rodovias, entre outras demandas.

Em Mato Grosso o movimento teve início na semana passada em Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra. Nesta semana o protesto foi iniciado em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet