Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Pra onde vai?

Rumos incertos da economia brasileira fazem índice de confiança do agronegócio despencar

27 Ago 2014 - 14:09

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Internet

Rumos incertos da economia brasileira fazem índice de confiança do agronegócio despencar
Os rumos incertos da economia brasileira em geral não estão espalhando otimismo pelos diversos setores. Resultado divulgado esta semana do Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), mostra que a confiança no setor agropecuário despencou no segundo trimestre de 2014.

De acordo com o levantamento, o índice saiu de 102,7 no primeiro trimestre para 91,8 no segundo, em uma escala de 0 a 200, na qual 100 indica neutralidade. A pesquisa foi feita entre os elos da cadeia produtiva antes (indústria de insumos), dentro (produção agropecuária) e depois da porteira da fazenda (indústria de alimentos).

Leia também:
 Prêmio de abertura do Pepro chega a R$ 0,0590 em Mato Grosso
Índice de Confiança de Serviços cai pela sétima vez consecutiva

Segundo divulga a Fiesp, para o gerente do Departamento do Agronegócio da entidade, Antonio Carlos Costa, a piora na avaliação da economia e a preocupação com os custos de produção são componentes fundamentais para explicar o resultado.

Costa também explica que o resultado já era esperado, tanto pelo comportamento dos preços internacionais de parte das commodities agrícolas, influenciado pelos levantamentos que apontam safra recorde nos EUA, quanto pela impossibilidade do setor passar imune ao desempenho da economia brasileira como um todo.

Entre as indústrias antes da porteira, o índice de confiança piorou 7,8 pontos, para 94,1 pontos, ante 101,9 pontos no primeiro trimestre do ano. Já as indústrias depois da porteira foram as que registraram a maior queda, com baixa de 19,8 pontos, marcando: 88,9 pontos.

O produtor pecuário foi o único, entre todos os elos pesquisados, que apresentou uma pequena melhora na confiança, de 4,4 pontos, em relação à pesquisa anterior. O preço de venda do produto e a queda dos preços do milho, importante componente da ração animal, foram determinantes para o aumento do otimismo no momento da pesquisa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet