Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

EM MATO GROSSO

Safra 14/15 da soja será de desafios frisa setor produtivo em lançamento oficial da colheita; veja fotos

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Safra 14/15 da soja será de desafios frisa setor produtivo em lançamento oficial da colheita; veja fotos
A safra 2014/2015 de soja será de desafios. A afirmação é do próprio setor produtivo durante o lançamento nacional da colheita da soja em Alto Garças, na tarde desta quinta-feira (29). Durante o evento o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, anunciou que será assinado entre o Governo de Mato Grosso e o Banco do Brasil um convênio de R$ 720 milhões para a infraestrutura emergencial das rodovias do Estado.

Leia mais:
Indicação de baixo volume de chuva pode prejudicar o milho

O lançamento nacional da colheita da soja em Mato Grosso contou com diversas autoridades, entre deputados federais, estaduais, o vice-governador do Estado e representantes da classe produtiva. O evento foi realizado pelo Projeto Soja Brasil na Fazenda Sementes Adriana, em Alto Garças.

A colheita contou com sete máquinas e em média 63 sacas (produtividade) foram colhidas.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Arpsosoja-MT), Ricardo Tomczyk, a safra está sendo de desafios não apenas em Mato Grosso, mas como no Brasil. “Enfrentamos seca no plantio e agora em janeiro seca no início da colheita. A previsão é de chuva em fevereiro. Teremos perdas, mas generalizadas. A safra será de desafios, mas temos esperança porque a classe é unida”.

A escolha de Mato Grosso para ser o ponto de largada da colheita de soja do Brasil só “engrandece” o Estado, segundo o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro. Na ocasião ele revelou que o governado Pedro Taques não pode comparecer ao evento por estar “cuidando” da assinatura de um convênio na ordem de R$ 720 milhões para obras emergenciais de infraestrutura logística no Estado. “O convênio será assinado até esta sexta-feira (30)”, revelou.

Conforme o vice-governador, nos próximos dias o Governo do Estado irá se reunir com pesquisadores para discutir a questão do novo Vazio Sanitário e a questão da prática do plantio de soja sobre soja.

Mato Grosso na safra 2014/2015 deverá colher em torno de 27,7 milhões de toneladas de soja, volume proveniente de uma área de 8,8 milhões de áreas. “Este evento mostra o espetáculo que é a produção, pois onde plantamos um grão se colhem vários”, resumiu o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado.

Vocação

Segundo o deputado federal por Mato Grosso Nilson Leitão, a produção agropecuária é a vocação do Brasil. “Temos de chamar a atenção dos governantes para isso, pois o setor cresce mesmo sem a ajuda do governo. O Brasil tem de crescer de forma uniforme. O agronegócio é sucesso porque lutou e luta para isso”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet