Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Santa Catarina tem acréscimo de 45% no Cadastro Ambiental Rural em 2015

30 Mar 2015 - 12:08

Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca SC

Mais de 70 mil propriedades rurais já foram registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Santa Catarina. O estado é o segundo do país em número de cadastros, atrás somente de Minas Gerais, e em 2015 o número de registros aumentou em 45%. O CAR é obrigatório para imóveis rurais e deve ser feito até dia 6 de maio, caso o cadastro não seja efetuado, o proprietário de terras sofrerá restrições por parte de órgãos públicos.


Para incentivar o cadastramento, o Governo do Estado está propondo um mutirão neste mês de abril para que Santa Catarina, mais uma vez, esteja na linha de frente nos programas que envolvem a agricultura e o meio ambiente. As Secretarias da Agricultura, do Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Casa Civil terão ações para mobilizar os proprietários de imóveis rurais e divulgar a importância do cadastramento.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, acredita que com a união de esforços do Governo do Estado, prefeituras e entidades ligadas ao agronegócio, Santa Catarina pode cadastrar todas as propriedades rurais antes do prazo final. Além disso, Sopelsa destaca as vantagens do Cadastro Ambiental Rural, entre elas o planejamento do imóvel rural e a segurança jurídica para os produtores rurais. Com o CAR os proprietários de imóveis rurais estão desobrigados da averbação da reserva legal em cartório, o que reduz custos e simplifica os procedimentos de regularização ambiental.

O cadastramento é de responsabilidade exclusiva dos proprietários rurais, aqueles que não estiverem regularizados podem sofrer penalidades previstas na legislação, como impedimento de receber autorização ambiental ou crédito rural. Ao preencher o CAR, o proprietário rural receberá um certificado de cadastramento, que prova o cumprimento das exigências ambientais.

Caso a propriedade rural esteja em inconformidade com a legislação, o proprietário irá aderir ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA), nele serão estabelecidos prazos e ações de recuperação ambiental.

Para auxiliar no preenchimento do cadastro, o Governo do Estado, municípios e entidades do setor privado treinaram facilitadores para operar o sistema. O serviço é prestado gratuitamente por aproximadamente 1.440 técnicos distribuídos em todos os municípios do estado. Existe ainda a possibilidade de o proprietário de imóvel rural procurar um técnico de sua preferência, arcando com os custos, ou de ele mesmo preencher o cadastro.

Participam do grupo de trabalho do CAR em Santa Catarina as Secretarias de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), da Casa Civil (SCC) e SDRs, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), associações de municípios, prefeituras, sindicatos rurais, entre outros órgãos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet