Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Uniformidade

Sementeiros de soja de MT firmam acordo para garantir aumento de padrão de qualidade

Foto: Agro Olhar - Arquivo

Aprosmat só venderá sementes com germinação acima de 85%

Aprosmat só venderá sementes com germinação acima de 85%

Os sementeiros de soja do Estado, através da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), firmaram acordo entre si, durante a última assembleia da entidade, de não comercializarem sementes de soja com padrão de germinação abaixo de 85%.

O acordo, segundo a Aprosmat, visa garantir qualidade do produto e estimular o sementeiro a aumentar suas metas na produção. Por lei, o padrão mínimo de germinação é de 80%.

A Aprosmat, em diálogo com outras entidades do setor produtivo de soja e na tentativa de evitar problemas pontuais com sementes no Estado, já havia comunicado sua vontade em elevar o padrão mínimo de germinação.

Leia também:
Venda de adubos e fertilizantes diminui quase 9% no 1º quadrimestre
Mato Grosso ultrapassa 71 mil imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural

Representantes da entidade fizeram recentemente o pedido de mudança junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma vez que a norma precisa ser modificada em âmbito federal.

E, enquanto o Mapa desenvolve o diálogo com outras unidades da federação, a Aprosmat já fixou compromisso com seus associados de não vender sementes com germinação abaixo de 85%.

De acordo com a associação, muitos produtores de sementes já trabalham com esse percentual mínimo de qualidade, mas o acordo deverá trazer mais uniformidade ao setor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet