Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Logística

transporte

Senado altera lei de descanso de motoristas e Jayme é aplaudido das tribunas ao defender setor

Foto: Reprodução

Projeto foi alterado e volta à Câmara Federal

Projeto foi alterado e volta à Câmara Federal

Frete não deve ter impacto com nova legislação para motoristas profissionais, conforme aprovado na noite desta terça-feira (03) o Projeto de Lei da Câmara (PLC 41/2014) que define a jornada de trabalho dos motoristas. O projeto altera a chamada Lei do Descanso (Lei 12.619/2012), aumentando a jornada máxima de trabalho e o tempo de direção contínua, ou seja, sem intervalos de descanso.

Pela proposta aprovada, os motoristas terão jornada ao volante de até cinco horas seguidas. Como o projeto foi modificado, deverá retornar à Câmara para reanálise.

Leia também
Frete não deve ter impacto com nova legislação para motoristas profissionais
Brasil terá blecaute se Congresso não mudar lei do motorista, alerta membro da FPA

Para o senador Jaime Campos (DEM-MT), a mudança ficou pior para o setor produtivo, tendo em vista que o empresário terá de arcar com mais custos para fazer sua carga chegar ao destino.

“Muita gente vai quebrar, pequeno e médio empresário. Haverá elevação de custos. Sem contar que os motoristas nem têm onde parar. Não há estrutura nem segurança nas estradas”, ponderou.

A ampliação do tempo tolerado de direção contínua foi duramente criticada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR). Segundo ele, estudo de pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) concluiu que o risco de acidentes triplica com o aumento do tempo ininterrupto de direção de 4 horas para 5,5 horas. O senador também afirmou que a sonolência ao volante causa 22 mortes por dia no país.

Para Requião, a mudança “legitima o genocídio” nas estradas, faz dos motoristas potenciais suicidas e homicidas e mantém a sociedade refém de um trânsito inseguro. Para ele, a questão econômica não pode se sobrepor às vidas das pessoas.

“É claro que os pequenos empresários estão com problema de custo, mas esse problema de custo não pode ser resolvido à custa do sacrifício do trabalho do motorista. Que se resolva o problema de custo com diminuição de impostos, com diminuição do preço do combustível, mas não com a escravização do trabalho nas estradas”, criticou.

Ao discordar, Jayme ressaltou que um estudo não vale mais que a experiência dos motoristas. Aplaudido por representantes da categoria, que estavam nas galerias, Jayme disse considerar que o maior responsável pelos acidentes não é a sonolência, mas as más condições das estradas.

“O motorista tem responsabilidade suficiente para saber se ele aguenta dirigir por cinco horas, seis horas, sete horas. Estabelecer duas horas de relógio após o almoço para descansar, nenhum motorista no Brasil quer, salvo os preguiçosos, os suga-sangues”, rebateu.

O projeto chegou a ser discutido na semana passada, mas vários senadores cobraram mais tempo para discutir os detalhes da proposta, que causa divergências até entre os profissionais do setor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet