Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política

Japão e Rússia

Senador de Mato Grosso integra comitiva do Mapa que visa ampliar exportações e ferrovia

Foto: Carlos Silva/MAPA

Senador de Mato Grosso integra comitiva do Mapa que visa ampliar exportações e ferrovia
A ampliação das exportações e a implantação da Ferrovia Bioceânica em Mato Grosso serão os principais pontos a serem discutidos durante encontro entre representantes do governo brasileiro com representantes do Japão e da Rússia. Uma comitiva, formada pela ministra Kátia Abreu, embarca nesta terça-feira (30) para Tóquio e o Moscou. O senador mato-grossense Wellington Fagundes (PR-MT) integra o grupo a convite da ministra da Agricultura.

Na viagem à Moscou o senador de Mato Grosso pretende se reunir com líderes chineses durante reunião de chefes de Estado que integram o BRICS. O intuito da reunião com os líderes chineses é avançar nas discussões quanto à implantação da Ferrovia Bioceânica.

Leia mais:
Comissão no Senado irá debater a viabilidade da Ferrovia Bioceânica
EUA liberaram importação de carne bovina de Mato Grosso e mais 13 estados

Para Fagundes, integrar a comitiva ministerial é uma grande oportunidade para abordar outros assuntos de interesse do Brasil, em especial de Mato Grosso, como é o caso das exportações de carne, principalmente bovina. "Mato Grosso é um Estado próspero na pecuária, que literalmente coloca carne nos pratos do mundo todo, no último ano o Estado registrou a maior produção do país com 1,3 milhão de toneladas de carne, o que representou 16,5% de toda a produção nacional no período", salienta o senador.

O senador mato-grossense acredita que durante a viagem será possível "destravar" exportações de carne bovina in natura, no caso no Japão, além da abertura de portos para uma lista de frigoríficos brasileiros pré-autorizados pela Rússia para exportar.

Reuniões importantes

Na opinião de Wellington Fagundes reuniões são investidores do Japão e do Japan International Cooperation Agency (Jica), que seria o Ministério da Agricultura do Japão, são consideradas importantes, em especial para Mato Grosso, uma vez que há interesse dos japoneses em abrir crédito e financiamento para fomentar investimentos no Brasil. "Haverá palestras com investidores locais e tradings, e será uma boa chance para conversarmos sobre investimentos do país asiático no Brasil".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet