Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

em brasília

Setor florestal de Mato Grosso pede regras claras para Portaria 443 para ministra do Meio Ambiente

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Setor florestal de Mato Grosso pede regras claras para Portaria 443 para ministra do Meio Ambiente
Representantes da base florestal de Mato Grosso se reúnem na noite desta quarta-feira (11) com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, em Brasília (DF), para solicitar regras claras quanto a Portaria 443, que proíbe o corte, transporte e comercialização de diversas espécies da flora brasileira consideradas 'ameaçadas de extinção'.

O encontro com a ministra Izabela Teixeira está marcado para as 19h de Brasília. De acordo com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), o setor quer apresentar para a ministra como é realizada a atividade florestal manejada em Mato Grosso. O intuito é que haja "o reconhecimento do ato jurídico perfeito que foi a autorização da colheita da madeira concedido pelos órgãos ambientais responsáveis Sema/Ibama".

Leia mais:
Alta carga tributária tira competição do setor madeireiro de Mato Grosso, diz presidente do Cipem
Empresa doa 10 mil mudas de ipês amarelos e adubo para a Prefeitura de Cuiabá e reaproxima Mendes e Eraí Maggi

“O setor florestal atualmente ocupa no ranking a quarta economia do Estado, assim cumprindo uma rígida Lei Ambiental Estadual, congrega 1200 empresas, presente em mais de 40 municípios, gera 100 mil empregos diretos e indiretos e conserva, por meio do manejo florestal, mais de 3 milhões de hectares de floresta. Contudo, com a Portaria 443, se vê obrigado a demitir, fechando postos de trabalho, caso não consiga reverter essa situação o mais rápido possível”, declara o presidente do Cipem, Geraldo Bento.

O presidente do Cipem reforça ainda que caso a situação não seja alterada haverá profundo impacto na economia estadual.

Parlamentares intervém para cumprir Portaria de Ministério

Parlamentares da bancada estadual e federal, como os deputados estaduais Janaína Riva e Oscar Bezerra, também irão participar da reunião com a ministra Izabela Teixeira na noite desta quarta-feira.Os deputados estaduais e federais irão solicitar a derrubada da normativa.

Recentemente uma ação conjunta entre os deputados estaduais Janaína Riva, Oscar Bezerra, Dilmar Dal'Bosco, Pedro Satélite, juntamente com o deputado federal Nilson Leitão e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) garantiu a derrubada da Portaria 029/2015 da Sema-MT para cumprimento da Portaria 443/2014, do Ministério do Meio Ambiente.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet