Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

PANE NO SINDESA

Sistema sai do ar e pecuaristas não conseguem despachar animais por falta de GTA

Foto: Reprodução

Unidade do Indea lotada esta tarde por causa de lentidão no Sindesa

Unidade do Indea lotada esta tarde por causa de lentidão no Sindesa

O sistema informatizado Sindesa, do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), deu “pane” nesta terça-feira e deixou centenas de pecuaristas de várias partes do Estado sem terem como enviar seus animais para os frigoríficos. Com o problema, não é possível emitir a Guia de Transporte Animal (GTA), documento obrigatório para mover o gado.

Conforme uma fonte de Agro Olhar, os pecuaristas relatam o problema em várias unidades do Indea, entre elas a de Rondonópolis, Sinop, Matupá e de Colniza. Há reclamações dos próprios servidores que atuam na linha de frente, atendendo os produtores. “Sistema parado, escritório [unidade do Indea] lotado, produtor estressado, e servidor envergonhado”, disse um servidor esta tarde.

Leia também:
Acrismat inaugura nova sede e assina convênios com governo e entidades
Governo quer MT livre de aftosa sem vacinação até o ano de 2018

Já um pecuarista ouvido pela reportagem, por telefone, também manifestou insatisfação com o sistema lento. "É uma vergonha um Estado rico igual Mato Grosso não conseguir solucionar problemas de informática. Parece que vivemos ainda na década de 1980. Não vai nem com Fethab",  desabafou, nervoso, o produtor Sílvo Dias.

O Sindesa já se encontrava operando com lentidão desde o dia 10 de abril. Na época, a assessoria de imprensa informou que equipes do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) e do Indea estavam trabalhando para, em breve, “restabelecer o funcionamento do sistema”.

O produtor rural que já possui cadastro de acesso ao módulo produtor, com login e senha, consegue emitir a e-GTA para abate.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet